Sistema on grid ou renda fixa: qual o melhor investimento?

voce-sabia-que-pode-financiar-ate-100-do-seu-sistema-fotovoltaico3

Antes de mais nada, não é nenhum segredo que a energia solar é uma excelente alternativa para conquistar autonomia energética e economizar dinheiro. Sendo assim, o sistema on grid pode ser considerado um ótimo investimento.

De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), em 2024, o Brasil terá aproximadamente 887 mil sistemas on grid instalados por todo território brasileiro.

sistema on grid

Contudo, a verdade é que a energia solar não só é uma fonte de economia, como também pode ser um investimento tão seguro quanto a poupança e ainda mais rentável.

Ficou curioso? Continue lendo, porque é disso que o blogpost de hoje irá tratar.

Boa leitura!

Como funciona o sistema on grid: resumo

O sistema on grid, trabalha conectado diretamente à rede de distribuição de energia.

Em outras palavras, esse modelo dispensa a utilização das baterias e controladores de carga (o que consequentemente faz com que seu kit solar tenha um preço mais baixo).

Nesse sentido, o sistema exporta a energia excedente durante o período produtivo (dia) para a rede da concessionária, e importa a energia da rede no período não produtivo (noite). Essa característica é conhecida como “sistema de compensação de energia”.

sistema on grid

Assim, o que irá mensurar a energia elétrica fluindo nos dois sentidos (entrada e saída), é o medidor, que deve ser do tipo bidirecional. A distribuidora o instala, gratuitamente, por definição da ANEEL.

Por fim, o excedente é convertido em créditos de energia, que podem ser utilizados em momentos onde a demanda é maior que a produção, dentro de um período de até 60 meses.

Para saber mais sobre como funcionam os sistemas fotovoltaicos acesse o nosso guia completo, ou baixe nosso e-book gratuitamente.

Um pouco sobre investimentos: o que é renda fixa?

A renda fixa é uma modalidade de investimento onde a rentabilidade é previsível.

Dessa forma, o ideal é que seja o seu primeiro tipo de investimento, principalmente se você é um iniciante.

Mas como dito anteriormente, é uma categoria de investimentos.

Nesse ínterim, existem diversos tipos de aplicações na renda fixa. As mais populares são:

  • Poupança 
  • CDB
  • Tesouro Direto

Os responsáveis por disponibilizar estes investimentos são instituições financeiras privadas ou públicas, bem como por bancos, empresas ou pelo governo. 

Os investimentos de renda fixa funcionam como um empréstimo do seu dinheiro para o emissor.

Ou seja, em troca, você recebe uma taxa de rentabilidade fixa, que é definida no momento da compra. 

Queda da Selic!

“Selic” talvez seja a palavra mais repetida quando começam as discussões sobre economia, finanças ou investimentos.

Em suma, a taxa Selic representa os juros básicos da economia brasileira. Ou seja, os movimentos da Selic influenciam, direta ou indiretamente, todas as taxas de juros praticadas no país – sejam as que um banco cobra ao conceder um empréstimo, sejam as que um investidor recebe ao realizar uma aplicação financeira.

Bandeiras tarifárias: como pagar menos na conta de luz?

No dia 05 de agosto de 2020, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, cortou a taxa básica de juros, a Selic, em 0,25 ponto percentual, indo de 2,25% para 2,00% ao ano, alcançando o menor patamar da história.

E o que isso tem a ver com o sistema fotovoltaico? É isso que vamos ver no próximo tópico!

O sistema on grid é um investimento?

A resposta para essa pergunta é: “com certeza”!

Esse tipo de sistema de energia solar, frequentemente é comparado a um investimento de renda fixa.

Sob o mesmo ponto de vista, é uma forma de mobilizar uma parcela do seu capital e fazê-la valer, trazendo retorno financeiro.

Na renda fixa o investidor aplica um capital que vai rendendo uma porcentagem a cada mês e, depois de um tempo, poderá sacar o dinheiro junto com seus rendimentos.

sistema on grid

Já para o sistema on grid você faz um investimento inicial na aquisição do sistema, e todo mês ele gera uma quantidade de energia que vira crédito em seu nome, na concessionária. Em outras palavras, a cada ano, a economia gerada representa uma soma maior de dinheiro.

Acima de tudo tenha em mente que apesar de exigir um capital relevante, gerar a própria energia é um investimento de baixo risco!

Enfim…Sistema on grid ou renda fixa?

A rentabilidade de um sistema fotovoltaico pode ir desde 10% até mesmo próximo de 50% a.a, dependendo da irradiação e valor da tarifa.

Assim, você pode tirar suas próprias conclusões analisando a rentabilidade bruta, na tabela abaixo:

SELIC+2,00% a.a.
IBOV+0,62% (últimos 365 dias)*
IFIX+2,67% (últimos 365 dias)*
Poupança+1,40% a.a.
Sistema FotovoltaicoDe +10% até +50% a.a.
Tabela extraída de https://blog-solucoes.engie.com.br – Considera o período até 05/08/2020
Lembre-se: essas são previsões, as taxas e cotações podem oscilar conforme novos acontecimentos do mercado.

Em conclusão, o cenário atual de queda da SELIC, mostra que gerar a própria energia se torna uma forma inteligente de investimento, alternativa às aplicações financeiras tradicionais, pois, além disso é sustentável.

Além disso, o fato é que: o cenário atual mostra de forma clara que a relevância do retorno obtido investindo em energia solar é bastante significativa frente às outras aplicações.

O cenário se mostra favorável para o investimento em sistemas fotovoltaicos!

Em suma, podemos concluir que o cenário se mostra bastante favorável para quem decide investir em um sistema solar fotovoltaico, considerando também que as tarifas de energia recomeçaram a ser reajustadas pela ANEEL, em decorrência do enfrentamento aos efeitos da pandemia do novo coronavírus.

Vale mencionar que dentre as vantagens que um sistema de energia solar pode oferecer, podemos citar o tempo de retorno de investimento, também chamado de payback. Este, é o período necessário para que o custo de instalação se pague e, a partir daí, comece a dar lucro para o proprietário.

Esse cálculo depende de variáveis como o investimento total realizado e a geração média mensal do sistema de energia solar (kWh), considerando tarifas de energia (R$/kWh) que podem ser diferentes de uma região para outra.

como ganhar dinheiro com energia solar

Por fim, é importante mencionar que de acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), desde 2012, o setor solar fotovoltaico já atraiu mais de R$31 bilhões em investimentos privados no Brasil.

Acostume-se…a economia sustentável é o “novo normal”!

Curtiu nosso post? Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário abaixo que entramos em contato com você!

E não se esqueça de fazer uma visita em nossa plataforma EAD.

Thuany Santos
Jornalista
(16) 3011 – 0547
Oca Energia
Oca Energia
Fundada no ano de 2014, a Oca Solar Energia é uma empresa especializada em capacitação e treinamento em energia solar fotovoltaica. Somos extremamente preocupados com a qualidade e aplicabilidade dos nossos treinamentos, por isso em 2015 firmamos uma parceria com o SENAI que é referência em treinamentos técnicos. Parceria esta que vem crescendo e hoje atende vários estados no Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir Chat
1
💬 Posso ajudar?
💬 Posso ajudar?