Principais Projetos de Energia Solar no Brasil

Foto: freepik.es

Você sabe quais são os maiores projetos de energia solar do país?

Caso não saiba, esse artigo é para você!

Ecologicamente correta e não poluente, a energia solar tem atraído investimentos de muitos países.

Dessa forma, governos ao redor do mundo estão mudando suas políticas e implementando metas para tornar suas matrizes elétricas mais sustentáveis.

Com o Brasil não é diferente! 

De acordo com dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica(ABSOLAR), já são mais de 31 bilhões em novos investimentos privados.

Assim também, os dados revelam que no mês de julho de 2020, o Brasil atingiu 6 GW de potência operacional da fonte solar FV instalada, entre usinas de pequeno, médio e grande porte.

Atualmente a geração centralizada soma 2,9 GW, o equivalente a 1,7 da nossa matriz elétrica, e a geração distribuída representa 3,1 GW.

Ao mesmo tempo que nossa capacidade instalada aumentou, o país entrou para a lista dos 20 países líderes em capacidade instalada SV no mundo, e subiu 5 posições, passando para 16º lugar.

Sendo assim, com os novos projetos de energia solar para os próximos anos, estima-se que o Brasil vai mudar a matriz energética até 2029, com redução na geração hidráulica, e aumento quatro vezes maior da participação da solar.

Se ficou curioso, continue lendo e conheça os projetos de energia solar que estão fazendo o Brasil subir cada vez mais no ranking mundial! 

Os 5 Maiores Projetos de Energia Solar no Brasil

Primeiramente, é válido ressaltar que a energia solar é uma fonte “nova” no Brasil e ainda existe uma grande diferença em sua utilização, em comparação a outros países.

Por exemplo:

A Alemanha, é o quarto maior gerador de energia solar do mundo, com 49 mil MW de potência instalada, praticamente 10 vezes a mais que o Brasil.

Em contrapartida o local menos ensolarado do Brasil está em uma região de Santa Catarina e mesmo lá, o sol gera mais eletricidade que o melhor sol da Alemanha.

Ou seja, podemos (e estamos!) revertendo esse cenário!

Segundo os dados mais recentes disponibilizados pela ABSOLAR, há ainda 17 usinas em construção e 74 que ainda não foram iniciadas.

Todas devem entrar em operação até 2022.

Logo, você vai conhecer agora, os 5 maiores projetos de energia solar fotovoltaicas do país em operação.

Vamos lá!

1º – Usina solar São Gonçalo/PI

A usina fotovoltaica de São Gonçalo (no Piauí), deu início as operações em janeiro de 2020, e é a numero 1 no ranking!

Dessa forma, é considerada atualmente como o maior campo de energia solar de toda a América do Sul, com capacidade de geração de 475 megawatts (MW).

Como resultado, o investimento total da seção foi de 1,4 bilhão de reais.

Nesse ínterim, uma expansão, de 133 MW, está em construção desde agosto de 2018 ao custo de 422 milhões de reais, com previsão de entrar em operação também este ano.

projetos de energia solar
Foto: Reprodução

Quando finalizado, o complexo será capaz de produzir 1.500 GWh (Gigawatts-hora) anual de energia.

Acima de tudo, a produção irá evitar a emissão em torno de 860.000 toneladas de CO² na atmosfera a cada ano e somará um grande volume para a produção de energia renovável no Brasil.

2º – Usina solar Pirapora/MG

Em um terreno que se equivale ao tamanho de 1.500 campos de futebol, mais de um milhão de módulos solares se perdem no horizonte.

A segunda colocação fica com a usina de Pirapora, em Minas Gerais, com capacidade 400 MW, que poderia fornecer energia para 420.000 casas tranquilamente, durante um ano.

projetos de energia solar
Usina de energia solar fica em Pirapora, em Minas Gerais. — Foto: Carl de Souza/AFP

Colocados a 1,20 metro do solo, os módulos fotovoltaicos estão inclinados e giram acompanhando os movimentos do sol, sob a ação de um dispositivo também alimentado pela energia solar.

Por fim, o investimento total está estimado em mais de 2 bilhões de reais.

3º – Usina solar Nova Olinda /PI

A terceira colocação também ficou com o estado do Piauí!

A usina Nova Olinda entrou em funcionamento há 3 anos, e foi construída em apenas 14 meses no município de Ribeira, a 377 quilômetros da capital, Teresina.

A capacidade instalada chega a 292 MW, podendo produzir mais de 600 GWh por ano, o que daria para iluminar 300 mil casas. 

projetos de energia solar
Foto: Enel

São 930 mil módulos solares em uma área de 690 hectares, área correspondente a cerca de 700 campos de futebol. 

Em conclusão, foram investidos cerca de 1 bilhão de reais, gerando em torno de 1.700 empregos.

4º – Parque Solar Ituverava / BA

Com capacidade instalada de 254 MW, o parque solar de Ituverava fica no município de Tabocas do Brejo Velho, na Bahia.

Dessa forma, a construção da planta solar de Ituverava exigiu investimentos de cerca de 400 milhões de dólares.

projetos de energia solar
Foto: Divulgação

A planta é composta de cerca de 850 mil módulos distribuídos em uma área de 579 hectares.

Sendo assim, uma vez em plena operação, é capaz de produzir mais de 550 GWh, o suficiente para atender o consumo de mais de 268 mil casas.

Dessa forma, também evitará a emissão de mais de 318 mil toneladas de CO²  na atmosfera.

5º – Parque Solar Lapa/BA

projetos de energia solar
Foto: Divulgação/Antônio Pinheiro

Situado no município baiano de Bom Jesus da Lapa, o complexo de geração com 158 MW de capacidade instalada é composto por duas usinas: Bom Jesus da Lapa (80 MW) e Lapa (78 MW).

Em suma, são mais de 500 mil módulos de geração de energia fotovoltaica instalados próximo à entrada da cidade.

Dessa forma, as plantas geram cerca de 340 GWh por ano – o que significa pelo menos 166 mil residências plenamente abastecidas.

Irá evitar também, a emissão de cerca de 198 mil toneladas de CO² na atmosfera.

Em conclusão, foram investidos um total de 175 milhões de dólares, e gerados mais de 1.000 novos postos de trabalhos.

Conclusão

Fica claro que apenas com esses 5 grandes projetos de energia solar, já foi possível estimular ainda mais o desenvolvimento do setor fotovoltaico do Brasil.

E não é só em grandes projetos de energia solar que o país vêm ganhando destaque.

De acordo com a ABSOLAR, já são mais de 250 mil sistemas instalados.

Ou seja, cada vez mais comércios, indústrias, produtores rurais, etc, estão conhecendo os benefícios dos sistemas de micro e minigeração limpa e renovável, a partir do Sol.

Ainda de acordo com a entidade, o Brasil atingiu em 2020, 6 gigawatts de potência operacional da fonte SV, e o objetivo é que até 2040, sejam 126 GW, o que tornaria a fonte a nova líder do setor, desbancando a fonte hídrica.

Só este ano ano, o setor foi responsável pela geração de mais de 47 mil novos postos de trabalho, com uma média salarial superior a 2 salários mínimos.

E você… ainda está em dúvida se pode ganhar dinheiro no setor? Conheça nossa plataforma EAD e se inscreva em nossos cursos!

Thuany Santos
Jornalista
(16) 3011 – 0547
Oca Energia
Oca Energia
Fundada no ano de 2014, a Oca Solar Energia é uma empresa especializada em capacitação e treinamento em energia solar fotovoltaica. Somos extremamente preocupados com a qualidade e aplicabilidade dos nossos treinamentos, por isso em 2015 firmamos uma parceria com o SENAI que é referência em treinamentos técnicos. Parceria esta que vem crescendo e hoje atende vários estados no Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir Chat
1
💬 Posso ajudar?
💬 Posso ajudar?