Saiba como é feita a instalação da energia solar em 5 passos

saiba-como-e-feita-a-instalacao-da-energia-solar-em-5-passos

Você já entendeu que a energia solar pode te ajudar a economizar até 90% com sua conta de luz, certo? Entendeu os benefícios que ela proporciona e que você não tem mais desculpa para fazer esse investimento, já que é possível financiar todo o valor.

Agora você se pergunta: quais são os próximos passos para fazer a instalação de energia solar? Seja para sua residência, produção rural ou empresa, a implantação de um sistema fotovoltaico passa por 5 etapas básicas, independentes das particularidades do seu projeto.

Conheça quais são elas abaixo e esteja preparado para começar sua instalação!

1. Avaliação e dimensionamento da solução

O primeiro passo é a avaliação da necessidade de consumo do local e o dimensionamento da solução para atender essa necessidade. Com sua conta de luz em mãos, é possível ter uma ideia, antes mesmo de contratar o fornecedor, da quantidade de energia em kwh que você precisará produzir para suprir sua demanda.

Para isso, basta checar o consumo médio mensal dos últimos 12 meses  — o local da informação na sua fatura pode variar dependendo da distribuidora responsável pela sua região, mas todas trazem esse dado.

É a partir desse número que a instalação de energia solar terá início. Ele é a base para determinar o tamanho do sistema fotovoltaico e, com isso, o custo de implantação do mesmo.

saiba-como-e-feita-a-instalacao-da-energia-solar-em-5-passos2

2. Desenvolvimento do projeto

Para essa etapa e para a próxima, é necessário contar com o suporte de um empresa especializada em instalações de painéis solares. Ela será responsável por desenvolver o projeto do seu sistema fotovoltaico e cuidar da aprovação dele junto à concessionária de energia.

Essa solicitação é necessária para fazer a ligação do seu sistema à rede de energia. Ela só poderá ser feita por um engenheiro ou eletrotécnico, por isso da necessidade de um acompanhamento profissional. Além disso, uma empresa capacitada poderá fazer o dimensionamento correto do seu projeto, sem que o sistema fique mal dimensionado ou produza menos energia do que o necessário.

3. Instalação da energia solar fotovoltaica

Como falamos, nessa etapa também é essencial possuir um fornecedor de confiança. Instalar os painéis solares por conta própria pode ser arriscado, sem contar que uma empresa especializada saberá determinar com precisão o melhor local de instalação para os painéis, considerando a incidência de radiação solar.

Eles farão a instalação do sistema na sua casa ou área rural, garantindo a otimização da produção de energia e a vida útil máxima dos equipamentos. Com a instalação finalizada e a autorização em mãos, será feita à ligação junto à concessionária. Ela será responsável por colocar um novo relógio no local para monitoramento da produção de energia solar.

saiba-como-e-feita-a-instalacao-da-energia-solar-em-5-passos3

4. Acompanhamento da produção de energia solar e manutenção

Com os painéis instalados e o novo relógio, você mesmo poderá acompanhar o desempenho do seu sistema de energia solar. Observe quanto de energia o seu sistema está produzindo e fique atento a sujeiras e sombras na região das placas.

Elas podem comprometer a geração de energia, uma vez que atrapalham a captação da luz solar. Na maioria dos casos, uma simples limpeza dos painéis de 6 em 6 meses basta para que o sistema trabalhe sem erros durante toda a sua vida útil (de 20 a 25 anos).

5. Monitoramento dos frutos do seu investimento

A energia solar pode ser considerada um investimento de renda fixa. Mesmo que você precise optar por um financiamento para instalar seu sistema fotovoltaico, estará pagando por algo que será seu e que te trará uma economia significativa todos os meses.

Faça um teste: coloque no papel o quanto de economia você terá considerando o valor da sua conta de luz hoje e calcule em quanto tempo, revertendo a economia para o pagamento do sistema, você terá quitado o investimento.

E se tiver alguma dúvida, entre em contato conosco e converse com um dos nossos vendedores!

Oca Energia
Oca Energia
Fundada no ano de 2014, a Oca Solar Energia é uma empresa especializada em capacitação e treinamento em energia solar fotovoltaica. Somos extremamente preocupados com a qualidade e aplicabilidade dos nossos treinamentos, por isso em 2015 firmamos uma parceria com o SENAI que é referência em treinamentos técnicos. Parceria esta que vem crescendo e hoje atende vários estados no Brasil. Para os alunos que não conseguem fazer o curso presencial, oferecemos uma plataforma EAD com o diferencial de ter encontros ao vivo e proporcionar aos alunos integração com o instrutor em tempo real e otimização do seu processo de aprendizado. Além da parceria com o SENAI, contamos com grandes parceiros relacionados ao setor, como Genyx Solar Power (distribuidora especialista em energia solar), Clamper (referência no segmento de proteção contra raios e surtos elétricos) e Sil Fios e Cabos Elétricos (uma das principais empresas brasileiras de seu segmento). Com o intuito de difundir ainda mais a energia solar no Brasil e no mundo, nós da OCA promovemos os cursos e treinamentos especializados para capacitação e aperfeiçoamento pessoal e profissional, por meio de atendimento personalizado, entendimento das necessidades dos clientes, alinhamento de expectativas e transparência nas negociações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *