Como funciona o sistema fotovoltaico com back-up de baterias

Os sistemas fotovoltaicos de energia solar tornaram-se uma das fontes de energia de mais rápido crescimento no Brasil. De acordo com a ANEEL, Agência Nacional de Energia Elétrica, o mercado solar cresceu 300% somente em 2016.

A popularidade da energia solar levou ao surgimento deoutra tecnologia renovável: baterias solares que podem armazenar energia extra para uso posterior. Empresas como a Tesla estão desenvolvendo baterias que podem ser instaladas com painéis solares para criar sistemas de armazenamento para sua casa.

Leia mais para saber mais sobre as baterias solares residenciais e descubra se você deve considerar instalar um sistema fotovoltaico com back-up de baterias na sua casa!

como-funciona-o-sistema-fotovoltaico-com-back-up-de-baterias2

Sistema fotovoltaico: como funciona?

Para entender por que você pode optar por instalar um sistema com back-up de baterias para sua casa, primeiro você precisa entender como funciona um sistema fotovoltaico solar doméstico padrão.

O sistema típico de energia solar inclui painéis solares, um inversor, equipamentos para montar os painéis em seu telhado e um sistema de monitoramento de desempenho que acompanha a produção de eletricidade.

Os painéis solares coletam energia do sol e transformam ela em eletricidade, que é passada através do inversor e convertida em uma forma que você pode usar para alimentar sua casa.

A grande maioria dos sistemas residenciais de energia solar estão conectados à rede elétrica (os chamados ongrid). Quando seus painéis produzem mais eletricidade do que suas necessidades domésticas, o excesso é enviado à rede elétrica.

Por outro lado, quando sua casa precisa de mais eletricidade do que seus painéis solares estão produzindo, você pode utilizar energia da rede elétrica.

Na maioria dos casos, você recebe um crédito na sua conta de luz para a eletricidade que você envia de volta para a rede. Mais tarde, quando você está usando mais eletricidade do que seus painéis solares geram, você pode usar esses créditos em vez de ter que pagar mais em sua conta.

Como os painéis solares carregam as baterias?

As baterias solares funcionam recebendo a corrente contínua diretamente dos painéis fotovoltaicos, conectadas através de um controlador de cargas, muitas vezes embutidos no inversor. Em outroscasos, as baterias solares possuem seu próprio inversor e oferecem conversão de energia integrada. Quanto maior a capacidade da sua bateria, maior o sistema solar pode armazenar.

Quando você instala uma bateria solar como parte de seu sistema fotovoltaico, você pode armazenar o excesso de eletricidade solar em sua casa em vez de enviá-lo de volta à rede. Se seus painéis solares estão produzindo mais eletricidade do que você precisa, o excesso de energia vai para o carregamento da bateria.

Mais tarde, quando seus painéis solares não produzem eletricidade, você pode tirar a energia que você armazenou anteriormente na bateria para uso noturno. Você só enviará eletricidade de volta para a rede quando sua bateria estiver totalmente carregada, e você só utilizará eletricidade da rede quando sua bateria estiver esgotada.

Em termos práticos, isso significa que os sistemas com back-up de baterias podem armazenar o excesso de energia solar no local para uso mais tarde, quando o sol não estiver brilhando. Como um bônus, uma vez que as baterias solares armazenam energia em sua casa, elas também oferecem energia de back-up de curto prazo no caso de uma queda de energia na sua área.

como-funciona-o-sistema-fotovoltaico-com-back-up-de-baterias3

Você deve instalar uma bateria solar em sua casa?

A resposta para essa pergunta depende de como a distribuidora de energia compensa sua energia solar. A maioria dos serviços públicos oferece medição líquida completa, o que significa que você recebe um crédito na sua conta elétrica por cada kilowatt-hora de eletricidade que seus painéis solares produzem (mesmo que não os use imediatamente).

Isso significa que você não verá economias adicionais em sua conta de eletricidade mensal se você instalar uma bateria solar.

No entanto, existem muitas situações em que uma bateria solar pode melhorar a economia dos painéis solares para sua casa ou empresa. Se a sua distribuidora tiver taxas de tempo de uso ou taxas de demanda, ou não oferece medição de rede, as baterias solares podem ajudá-lo a economizar mais.

http://pages.ocaenergia.com/caminho-do-empreendedor-solar

E se você quiser saber mais, faça nosso curso sobre instalação de sistemas fotovoltaicos e aprenda tudo que precisa saber para gerar sua própria energia solar!

Oca Energia
Oca Energia
Fundada no ano de 2014, a Oca Solar Energia é uma empresa especializada em capacitação e treinamento em energia solar fotovoltaica. Somos extremamente preocupados com a qualidade e aplicabilidade dos nossos treinamentos, por isso em 2015 firmamos uma parceria com o SENAI que é referência em treinamentos técnicos. Parceria esta que vem crescendo e hoje atende vários estados no Brasil.

4 Comentários

  1. Avatar ANA CELESTE RIBEIRO disse:

    Olá Boa Tarde
    Existe um sistema fotovoltaico para residencias com baterias integradas , de forma que não seja mais necessário usar os serviços da distribuidora de energia da sua cidade ?

    • Oca Energia Oca Energia disse:

      Ana, boa tarde!

      Não há possibilidade de fazer isso por 2 motivos:

      1º – O valor das baterias ainda é muito alto e o custo do projeto ficará inviável.
      2º – Vai contra a legislação vigente você ter acesso a energia no local onde mora, e não homologar o sistema. Para o projeto se tornar viável, aconselhamos instalar um sistema On Grid (conectado à rede), e aplicar um back – up de baterias, caso não queira depender totalmente da distribuidora.

      Esperamos ter ajudado você. Continue acompanhando nosso conteúdo! 😊

      Abraços.

  2. Avatar Ricardo Rodrigues disse:

    Muito interessante o artigo, porem fica a duvida de como o sistema fotovoltaico com back-up de baterias interage junto ao fornecimento da distribuidora. A legislação, até onde vi, não contempla este caso.

    Poderiam me dar alguma dica?

    Grato

    Ricardo

    • Oca Energia Oca Energia disse:

      Ricardo, boa tarde! Tudo bem?

      O back – up de baterias nada tem a ver com a concessionária; será uma opção sua coloca – lo (ou não) em seu sistema que já estará conectado a rede (e homologado conforme as normas), caso você queira ter uma economia ainda maior.

      Esperamos ter sanado sua dúvida. Ficamos à disposição! 😊

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *