Cursos e Projetos

Oca News: veja as principais notícias e eventos da semana 03 de Março de 2021

Trabalhar com energia solar deixou de ser “coisa do futuro”, e já é uma realidade muito presente na vida de profissionais de diversas áreas.

Nesse sentido, neste cenário global de crise sanitária, causada pelo novo coronavírus, alguns setores da economia já começam a mostrar a sua força e potencial. É o caso da energia solar fotovoltaica.

trabalhar com energia solar
Curso de Instalação de Sistemas Fotovoltaicos Oca Solar Energia – São Paulo/SP

No Brasil e no mundo, esta fonte limpa, renovável e competitiva está dentre as principais apostas para a retomada do crescimento econômico no pós-pandemia.

Assim, vale citar que somente nos primeiros seis meses de 2020, a solar fotovoltaica foi responsável pela geração aos brasileiros de mais de 41 mil empregos, mesmo com a queda da atividade econômica decorrente da pandemia da Covid-19.

Afinal, você quer saber como trabalhar com energia solar? Continue aqui, e saiba tudo o que foi destaque no Oca News, da 3ª semana de março.

Oca News: Confira o que foi notícia no Brasil e no mundo!

Antes de mais nada, é preciso mencionar que o setor elétrico nunca esteve tão em evidência quanto no período de pandemia.

Nesse ínterim, a diretoria da ANEEL aprovou, nesta terça-feira (16/3), a revisão da regulamentação sobre continuidade do fornecimento na distribuição de energia elétrica.

Em suma, as alterações, resultado da análise das contribuições recebidas na Consulta Pública nº 038 de 2019, têm o objetivo de reduzir desigualdades e incentivar as concessionárias a prestarem um serviço melhor, de forma isonômica, e que alcance todos os cidadãos.

Em 2020, pela primeira vez, foi registrada uma quantidade média de horas que os consumidores ficaram sem energia elétrica abaixo do limite máximo definido pela ANEEL, de 12,72h.

trabalhar com energia solar

No entanto, ainda ocorre atendimento precário do serviço de distribuição de energia elétrica em algumas regiões do país, especialmente nas mais pobres e periféricas.

Ao mesmo tempo, o mercado de gás natural e o novo marco regulatório para o setor elétrico estão nas prioridades para a Comissão de Minas e Energia (CME), da Câmara dos Deputados em 2021.

A CME tem atualmente 173 projetos em tramitação.

Para saber mais acesse: https://epbr.com.br

Sustentabilidade

Enquanto alguns problemas ocorrem pelo mundo, a sociedade continua a fazer sua parte em prol da sustentabilidade.

Esta semana, o Grupo Volkswagen apresentou a trajetória a seguir até 2030 para reduzir a complexidade de produção e custos da bateria.

O presidente do Conselho de Administração da marca, afirmou que a mobilidade elétrica tornou-se um negócio fundamental para a empresa.

“Garantimos uma pole position no longo prazo na corrida pela melhor bateria e melhor experiência do cliente na era da mobilidade com emissão zero.”, diz o presidente.

Leia a matéria completa em: https://www.autoindustria.com.br

Ao passo que as empresas se preocupam com as futuras gerações as universidades também se engajam.

Os estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNICAMP, em Campinas/SP, venceram dois concursos da área, com um projeto de edifício vertical baseado em princípios de sustentabilidade.

trabalhar com energia solar
Imagens do projeto “In Vitro”, de Leonardo Botene e Mateus Paulichen

Em suma, o projeto foi elaborado durante uma disciplina de graduação, chamado “In Vitro”, tem a preocupação com as mudanças climáticas e propõe inovação.

Muito legal né? Deixe sua opinião aqui nos comentários sobre essas contribuições para um futuro melhor.

Energia solar

Acima dos benefícios que a energia solar nos traz, esta é uma fonte essencial para recuperação da economia do país em um contexto pós pandemia. Então, acima de tudo, você tem que estar por dentro do que acontece no setor.

Nesse interim, em primeiro lugar, tem a novidade da Eternit que tem avançado com o projeto de telhas solares.

trabalhar com energia solar
Telhas solares da Eternit: a expectativa é de um custo 20% menor em comparação aos sistemas fotovoltaicos tradicionais (Eternit/Divulgação)

A empresa já recebeu certificado do Inmetro para a produção das telhas e agora faz os últimos testes de resistência antes de levar o produto ao mercado, no segundo semestre deste ano, conforme o planejamento da companhia.

Estamos ansiosos para ver essa novidade fazendo parte dos projetos fotovoltaicos. Enquanto isso, prepare-se para um novo mundo sem sair de casa. Conheça os cursos da plataforma EAD Oca Solar Energia.

Ao mesmo tempo, a energia solar fotovoltaica não para de bater recordes Brasil afora. Esta semana, foi a vez da região Nordeste que registrou o primeiro pico de geração solar do ano.

De acordo com o monitoramento do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), os raios solares chegaram a gerar 1.561 MW, montante suficiente para abastecer 14,4% da demanda de carga do Nordeste.

Por fim, não podíamos deixar de falar de uma empresa de energia solar na região de Goiás, que somente no ano de 2020 faturou 1 milhão de reais instalando módulos solares em comunidades que antes não tinham acesso à luz. 

Para saber mais acesse: https://g1.globo.com/economia/pme/pequenas-empresas-grandes-negocios/

Afinal, o que está esperando o que para começar a sua capacitação e entrar para o setor que mais cresce no Brasil e no mundo?

Trabalhar com energia solar: veja como está o mercado de trabalho no setor!

Em primeiro lugar, vale dizer que profissionais qualificados a atuar em energias limpas são fundamentais num contexto em que a sustentabilidade é cada vez mais valorizada, por pessoas e empresas.

As movimentações em torno da produção de energia limpa ganham espaço, e no Brasil, os dados do Balanço Energético Nacional, divulgados pelo governo, são animadores: nosso país é referência na comunidade internacional no uso de fontes de energia renováveis.

Braço importante dessa evolução, os cursos de aperfeiçoamento da Oca Solar Energia formam profissionais capazes de planejar, operar e manter sistemas que envolvem a fonte infinita do universo, a solar.

Nesse sentido, é válido mencionar que Estado do Piauí anunciou um novo parque de energia.

Em suma, este novo empreendimento terá de 400 a 500 megawatts, energia proveniente de módulos solares, com previsão de início das operações em janeiro de 2025. O investimento, de cerca de 1,2 a 1,5 bilhão de reais, dará espaço a contratações para mais de mil vagas de empregos, durante a fase de construção.

Ao mesmo tempo, outro parque de energia solar na Bahia irá gerar também cerca de 8 mil oportunidades de empregos. O início das obras está previsto para abril deste ano e o início da operação comercial da planta está previsto para o primeiro semestre de 2022.

Em conclusão e seja como for, você não pode pode esperar mais para começar a se preparar. Visite nossa plataforma EAD e faça sua matrícula agora mesmo.

Por fim, se você gostou do conteúdo e aprendeu sobre como trabalhar com energia solar, apoie o Setor Fotovoltaico Brasileiro, deixe seu like e compartilhe! Em seguida, não se esqueça também de seguir a Oca Solar Energia nas redes sociais.
Te espero lá!

Thuany Santos
Jornalista
(16) 3011 – 0547
thuany.nascimento@ocaenergia.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *