Ingressar no mercado de Energia Solar é uma excelente oportunidade de mercado, afinal de contas, trata-se de um segmento em franca expansão e com múltiplas possibilidades para colocar o seu talento empreendedor em prática.
Ainda assim, uma série de cuidados deve ser levado em conta para que cada serviço prestado e cada suporte para fixação instalado sejam feitos da maneira mais profissional e segura possível, gerando assim, uma maior fidelização de clientes.
E, para auxiliar um pouco mais você, que está ainda nos primeiros momentos de sua carreira no ramo de energia solar, nós separamos um importante checklist a ser seguido para você saber tudo a respeito de estruturas de suporte para fixação de painéis fotovoltaicos. Confira!
É chegada a hora de instalar o serviço acordado com o cliente e, diferentemente do que os seus conhecimentos teóricos afirmavam, algumas outras variáveis, naquele serviço em particular, devem ser levadas em conta.
Por isso, ao idealizar a fixação de painéis, confira se:
Além disso, procure confirmar se o telhado pode suportar o peso dos painéis e estruturas de fixação.
Em geral, o valor não diferencia muito de 12 a 24 kg/m², algo que a maioria dos telhados consegue suportar. Mas, uma boa dica nesse sentido é contar sempre com o aval de um engenheiro para que suas obras sejam amplamente seguras.
É preciso falar também a respeito da estrutura de fixação que, por muitas vezes, é feita em alumínio ou com aço inoxidável, pois isso confere durabilidade, resistência e flexibilidade aos painéis fotovoltaicos.
Essa versatilidade, inclusive, é algo que coloca o painel como um produto tão adequado para a maioria de telhados, como o de barro, o telhado de concreto e o telhado metálico, entre outros.
Vale lembrar que as estruturas de fixação podem ser personalizadas e feitas sob medida. Assim, não há projeto que irá em desacordo com as necessidades, objetivos e carências de cada consumidor.
Ao montar estruturas de suporte para fixação de painéis fotovoltaicos, muitos instaladores cometem pequenos erros que, com o tempo, podem se transformar em verdadeiros problemas para o consumidor.
Para reduzi-los, reunimos os principais. Confira quais são:
Para evitar esses erros tão comuns, trabalhe cada etapa como uma parte indivisível e de igual importância, focando na etapa seguinte.
Dessa maneira, não há como menosprezar um processo de instalação, dando a devida e fundamental importância a cada um deles.
Ao comprar uma estrutura de fixação para painéis fotovoltaicos, deve-se atentar a alguns fatores, como, por exemplo:
É sobre esse último tema, inclusive, que falaremos na sequência.
Confira a seguir os principais tipos de estruturas de fixação de painéis fotovoltaicos:
Pode ser escolhida a fixação com parafuso prisioneiro, que faz a interface do trilho com a cobertura. Ou, ainda, a fixação com um gancho que faça essa interface.
Para telhas metálicas, a supercola é de grande valia junto com parafusos especiais ou até mesmo o auxílio de rebitadeiras dependendo do modelo da telha pois ela permite ampla aderência e assim, mais qualidade ao serviço prestado.
Agora que você já sabe o básico sobre o checklist que preparamos a respeito de estruturas de suporte para fixação de painéis fotovoltaicos, que tal aprofundar esse conhecimento com um curso profissional na área?
Para isso, convidamos você a conferir o nosso curso de instalação de sistemas fotovoltaicos.
Acesse a página AQUI e conheça o conteúdo do curso, valores e turmas abertas.
Em caso de dúvidas sobre estruturas de suporte para fixação de Painéis Fotovoltaicos, deixe seu comentário! Nossa equipe pode te ajudar a esclarecer questões sobre instalação de sistemas.