Oca Solar Energia

Em primeiro lugar, você sabe se a energia solar é renovável? E sustentável, será que podemos classificar essa fonte dessa maneira? Ficou confuso(a)? Não tem problema, porque o artigo de hoje irá tirar essas e muitas outras dúvidas.

Energia renovável e sustentável, você sabe a diferença?

Antes de tudo, é importante você ficar atento às definições que estão no dicionário, então vamos lá. De acordo com o dicionário online de português:

Significado de Renovável:

adjetivo masculino e feminino

Que pode ser renovado.

Significado de Sustentável:

adjetivo

Que se consegue sustentar, manter, dar sustentação. Feito de modo consciente em relação ao meio ambiente, de modo a evitar que os resultados das ações humanas o prejudiquem. Que se consegue defender; que pode ser alvo de defesa; defensável: teoria sustentável.

Ou seja, a energia renovável é aquela obtida a partir de fontes naturais capazes de serem renovadas. Por isso, estão sempre disponíveis para uso e não se esgotam. Dessa forma, o conceito existe em oposição ao da energia não renovável, gerada por combustíveis fósseis, como petróleo, gás natural, etc, cujas reservas um dia acabarão – já que a terra precisa de milhões de anos para reproduzi-las.

Já sobre energia sustentável, a princípio, uma informação importante é que obtêm-se esse tipo de energia a partir de recursos inesgotáveis. Em outras palavras, considera-se uma fonte de energia sustentável quando ela mantém um ciclo equilibrado de produção/consumo que supre as necessidades humanas.

Por fim, vale deixar claro que nem toda energia renovável, é sustentável!

Por exemplo:

  • As hidrelétricas, usam a água, que é um recurso natural que estará sempre disponível, mesmo em período de escassez. No entanto, não é sustentável devido ao dano ambiental causado pelas barragens.
Usina hidrelétrica

Pronto! Agora você já pode usar esses termos da forma correta!

A Energia Solar é renovável?

De antemão, vale dizer que para uma fonte de energia ser considerada renovável e sustentável existem alguns “pré-requisitos”. E adivinha? A energia solar se encaixa em todos eles!

Veja só:

Esta, não polui durante seu uso (sustentável) e é considerada uma fonte de energia renovável, pois se renova de forma cíclica dentro da escala de tempo humano.

Ao mesmo tempo, também representa uma alternativa de baixo impacto ambiental, e que podem ser controlados. Estes, restringem-se à extração de matéria-prima que é necessária para a construção dos módulos solares, e aos resíduos gerados durante a fabricação.

Emissão de CO² na atmosfera

Nesse sentido, você sabia que…

De acordo com dados recentes apresentados pela ABSOLAR, aqui no Brasil a geração própria de energia solar já evitou a emissão de mais de 2,7 milhões de toneladas de CO²?

Isso significa poupar CO² necessário para:

  1. Rodar 10,6 bilhões de km.
  2. Dar 266 mil voltas de carro ao redor da Terra.

Legal né?

Você pode completar ainda mais os seus estudos sobre sustentabilidade ouvindo os podcasts disponíveis lá no spotify, no canal Eletrotalks:

Podcast: educação ambiental

Assim, aproveite também para dar uma olhada em diversos conteúdos disponíveis em nosso blog para entender ainda mais sobre sobre a fonte que mais cresce no Brasil e no mundo:

Conclusão

Chegamos ao final de mais um artigo que tratou sobre um tema tão importante (e tão em alta!) que é a questão da sustentabilidade. E sim, a energia solar é renovável e além de tudo sustentável!

Em conclusão, esperamos que você tenha se apaixonado um pouco mais por essa fonte de energia incrível e abundante!

Por fim, se você gostou do conteúdo e apoia o setor Fotovoltaico, compartilhe e deixe sua opinião aqui no blog. Em seguida, não se esqueça também de seguir a Oca Solar Energia nas redes sociais e fazer uma visita em nossa plataforma EAD.

Te espero lá!

Energia Solar é renovável? Veja tudo o que você precisa saber!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *