Oca Energia

MÓDULOS BIFACIAIS: energia solar mais eficiente

Você já ouviu falar em módulos de energia solar bifaciais?

São as famosas “placas” ou “painéis” solares, só que estas, como o nome diz, têm a capacidade de gerar energia dos dois lados.

Quer entender como esses módulos bifaciais funcionam e se é uma boa investir nessa tecnologia para o seu projeto de energia solar? Então você está no lugar certo!

O que são módulos bifaciais?

Esse tipo de módulo pode ser usado em diferentes ambientes e locais, mas, eles vêm ganhando mais espaço nas instalações no solo, especialmente em usinas de geração distribuída, você sabe por que?

O Bruno Reis, diretor comercial da Genyx Solar Power explica sobre o funcionamento desses módulos e suas vantagens, assista:

MÓDULOS BIFACIAIS: energia solar mais eficiente

Projeto Fotovoltaico com módulos bifaciais

Atenção aos detalhes do projeto!

Existem questões importantes a serem levadas em conta na elaboração de projetos de energia solar fotovoltaica com módulos bifaciais, veja alguns exemplos:

Outros componentes do sistema fotovoltaico com módulos bifaciais

Os outros componentes de um sistema fotovoltaico que utiliza módulos bifaciais precisam ser adaptados para reduzir o bloqueio da incidência de luz.

Mas não é apenas ao bloqueio da irradiação que se deve ter atenção, os módulos bifaciais são mais pesados e sua capacidade de geração é maior, se comparados aos módulos monofaciais de mesma potência.

Sendo assim, a estrutura de fixação e o dimensionamento do sistema devem ser adaptados às características do módulo bifacial.

Módulos bifaciais em uma usina de solo

Instalação do sistema fotovoltaico com módulos bifaciais

Os módulos bifaciais terão particularidades também em relação à sua instalação, como dito logo acima, a estrutura de fixação dos módulos é uma delas.

Da mesma forma, o efeito albedo precisa ser levado em conta na preparação do local de instalação.

Albedo é a quantidade de radiação solar que uma determinada superfície reflete de volta para a atmosfera, quanto maior o albedo de uma superfície, mais radiação solar é refletida e menos é absorvida.

Aprenda a elaborar projetos fotovoltaicos online

Você pode aprender a elaborar projetos de energia solar com segurança, praticidade e sem sair de casa.

O curso de projetos de sistemas fotovoltaicos da Oca Solar Energia te ensina o passo a passo, com aulas ao vivo, via zoom.

Clique no botão e confira!

Curso de projetos de sistemas fotovoltaicos AO VIVO

Ficou com alguma dúvida? Escreve aí nos comentários que a gente responde 😉

Siga a Oca nas mídias sociais para mais conteúdos interessantes e úteis sobre energia solar fotovoltaica.

Até a próxima!