Cursos e Projetos

1º CONGRESSO BRASILEIRO DAS MULHERES DA ENERGIA

O 1º Congresso Brasileiro das Mulheres da Energia aconteceu no dia 22 de agosto de 2022 em São Paulo, contou com a participação de 700 mulheres, 37 palestrantes (todas mulheres) e patrocínio de mais de 50 entidades e empresas do setor.

Diversidade é a chave do sucesso!

Antes de tudo, quero começar este artigo falando sobre uma grande habilidade para empresas que desejam alcançar o sucesso e sair na frente dos concorrentes: inovação.

Segundo um artigo da Gupy, startup de inteligência artificial para recrutamento e seleção, empresas com diversidade nas equipes têm uma cultura de inovação 600% maior em relação às outras empresas.

Veja o artigo completo clicando aqui.

E o setor de energia? Tem diversidade? As empresas estão se preparando para uma transição energética saudável para o meio ambiente e para a sociedade?

Quer saber a resposta? Então continue a leitura que tenho coisas interessantes pra te contar.

Mulheres abrindo o caminho no setor de energia

A princípio, quando focamos no setor de energia alguns dados mostrados durante o 1º Congresso das Mulheres da Energia, trazidos pela professora e pesquisadora Aline Pan, co-fundadora e coordenadora da Rede MESol, mostram que atualmente apenas “0,98% dos cargos no segmento de energia são ocupados por mulheres e os homens ganham 36% a mais que as mulheres exercendo a mesma posição”.

Painel: Desafios e propostas no setor de energia.

A representatividade feminina no setor foi um dos principais assuntos do congresso idealizado por Lúcia Abadia, diretora comercial da ABGD – Associação Brasileira de Geração Distribuída, entidade que promoveu o evento. Nas palavras de Lúcia:

“Já era hora de colocar luz na atuação das mulheres do setor de energias renováveis do Brasil”.

Lucia Abadia: idealizadora do congresso e diretora comercial da ABGD.

As Expectativas do Consumidor do Futuro

Durante o congresso, painéis com os principais temas do setor foram discutidos por profissionais de peso, como Liza Rocha, CEO da Oca Solar Energia, que foi moderadora no painel “As Expectativas do Consumidor do Futuro”.

“Os consumidores estão cada vez mais exigentes, em um contexto onde o acesso a informações é imediato. É preciso que as empresas estejam preparadas para atender esses consumidores de modo que promovam uma experiência positiva e marcante de atendimento” – observa Liza, que também é professora do curso de MBA de Marketing Estratégico da FUNDACE – USP.

Painel: As expectativas do consumidor do futuro.

Outros pontos importantes foram discutidos, como: os avanços e quebras de paradigmas sobre o mercado eletrônico (e-commerce), a importância do atendimento humanizado mesmo num contexto digital e a economia compartilhada, entre outros assuntos. 

Competências e Habilidades da Profissional do Futuro

A engenheira eletricista e especialista em energias renováveis Saunaray Barra, participou do painel “Competências e Habilidades da Profissional do Futuro” e ressaltou a importância da experiência em campo de forma prática para preparar e qualificar as profissionais recém formadas, a exemplo citou “a gente vê engenheiras e engenheiros recém formados que não conhecem um equipamento, você coloca um disjuntor de corrente contínua na frente deles, eles passam do lado mas não sabem o que é.”

Para as Profissões do Futuro, as participantes falaram sobre desenvolvimento de produtos, inovação, profissões que surgem com as demandas da Indústria 4.0 e habilidades profissionais essenciais como resiliência às mudanças.

Somente ações nos levam à mudanças

Entendemos que é preciso agir para que a igualdade de gênero no setor de energia solar aconteça e é uma responsabilidade de todos os líderes e empresários do setor fomentar essa mudança.

Por isso a Oca lançou o cupom MULHERSOLAR40, um cupom de 40% de desconto nos cursos que é exclusivo para as mulheres que queiram se capacitar em Energia Solar.

Cupom de 40% de desconto para mulheres nos cursos da Oca Solar Energia.

Quer saber mais sobre o desconto? Clique aqui e fale com uma consultora Oca.

Networking entre mulheres

O 1º Congresso das Mulheres da Energia foi importante para dar voz às mulheres do setor e ainda proporcionou um espaço exclusivo para networking entre mulheres, gerando negócios, oportunidades e novas ideias para o mercado de energia.

O evento foi organizado em um tempo recorde de 45 dias, por voluntárias de diversas áreas e segmentos do setor de energia, com espaço para fotos, coffee break e um coquetel com música ao vivo e muita animação.

A segunda edição já está confirmada para acontecer em 8 de março de 2023 e a Oca Solar Energia, que é uma empresa composta de 95% de colaboradoras mulheres, já tem presença confirmada!

Quer saber mais e garantir o seu ingresso? Acesse o link: https://www.sympla.com.br/evento/2o-congresso-brasileiro-das-mulheres-da-energia/1697931

Um abraço e até a próxima!

Lidiane Monteiro
Assistente de marketing
assistente.marketing@ocaenergia.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *