Oca Energia

Minas Solar 2022

Nos dias 15 e 16 de setembro, aconteceu o maior evento de energia solar do estado de Minas Gerais.

O Minas Solar foi realizado pelo SEBRAE Minas e pela Genyx, com o apoio da ABSOLAR e da Rede Imersol e reuniu um público com 260 participantes que aproveitaram um conteúdo de qualidade proporcionado por 46 palestrantes, 28 painéis, workshops e 17 expositores.

O fechamento de MPEs cresceu em Minas

Segundo o Diário do Comércio de Minas, um levantamento do Sebrae Minas, em 2021, mostrou que houve aumento de 33% no fechamento de micro e pequenos negócios.

Muitas pessoas abriram seus negócios na urgência de gerar renda e isso ocorreu em grande parte devido ao desemprego provocado pela pandemia de Covid-19 e acentuado pela crise econômica. Esses negócios são abertos, mas poucos permanecem pois os empreendedores não se atentam a uma parte crucial para manter uma empresa saudável: a gestão de empresas.

Saiba como o estado de Minas Gerais se tornou o líder Brasileiro na geração de energia, assista o vídeo.

MAIOR EVENTO de ENERGIA SOLAR do estado de MINAS GERAIS

Quem quer ter sucesso no setor fotovoltaico precisa de conhecimento

O setor de energia solar fotovoltaica continua em crescimento, mas enfrenta um desafio: mão de obra capacitada e gestão das micro e pequenas empresas, para que consigam se consolidar no mercado e crescer.

Nesse sentido, este foi o principal assunto durante o evento do Minas Solar, a importância da capacitação técnica e da gestão do negócio, no painel: Gestão, vendas, operação e manutenção de usinas solares, a palestrante Eng.ª Tatiane Carolina (Energias GP) falou sobre a importância da gestão da informação e da automação de processos para o integrador solar, o que otimiza tempo, reduz custos e aumenta a produtividade.

Engª Saunaray Barra, professora no SENAI e também na Oca Solar Energia.

Para falar da importância da capacitação técnica, a engenheira eletricista e especialista em energias renováveis Saunaray Barra ministrou uma palestra sobre a Influência de uma boa instalação na experiência do cliente, mostrando casos reais no site Reclame Aqui de relatos de pessoas que adquiriram sistemas fotovoltaicos e tiveram problemas sérios.

Dessa forma, ela ressaltou que erros no projeto por falta de conhecimento podem levar empresas à falência.

Curso Projetos Fotovoltaicos
Estude sem sair de casa e se torne um projetista fotovoltaico!

Regulamentação no setor solar ainda é um assunto tabu!

Não faltou conteúdo sobre esse assunto, no painel: Análise sobre o novo marco legal da GD – Lei 14.300/2022, o especialista Thiago Báo falou sobre a garantia de fiel cumprimento e outros pontos de atenção em 2022.

Assim, ele destaca, a divisão de empreendimentos, essa prática em lotes de área contígua em um loteamento regular pode ser entendida pela Aneel como desmembramento irregular para não pagar GFC.

Já a Bárbara Rubim palestrou sobre os impactos do novo marco legal da GD na viabilidade econômica dos projetos e comentou:

Bárbara Rubim no Minas Solar 2022

“Uma tranquilidade que eu posso trazer para vocês, é que especialmente aqui em Minas Gerais o marco legal da geração própria não vai significar um aumento de mais do que 6 meses no tempo de retorno de investimento dos projetos”.

Você já viu um robô que faz manutenção de usinas solares?

Robô roçador PV Clean

Matheus Pêgo (PV CLEAN) palestrou sobre pós-venda, uma prática pouco utilizada pelos integradores, mas que faz total diferença na experiência do cliente e apresentou uma novidade muito legal, um robô roçador!

Clique aqui e assista o vídeo para ficar por dentro dessa novidade.

Conheça o Programa de Aceleração de Integradores, uma novidade do SEBRAE Minas

Diogo Lisboa e Anderson Freitas (SEBRAE MINAS)

Impulsionar o empreendedorismo e transformar vidas, esse é o propósito do Programa de Aceleração de Integradores, apresentado por Diogo Lisboa e Anderson Freitas (SEBRAE MINAS), com foco em promover a aceleração comercial de empresas integradoras.

O programa terá duração de 9 meses e contemplará 20 empresas selecionadas.

Como resultado, essas empresas passarão por um processo de diagnóstico inicial, workshops, consultorias e uma avaliação final.

Lembrando que o programa é exclusivo para empresas do segmento solar fotovoltaico, com sede em Minas Gerais, com faturamento anual bruto de até R$ 4,8 milhões.

Portanto, se você é de Minas Gerais e se encaixa nos requisitos, pode preencher a ficha de inscrição neste link: https://forms.gle/25tDUvwpzfV6wqUt9

Mas atenção!

A ficha de adesão é apenas um indicativo de interesse em participar do PROGRAMA.

Posteriormente será realizado um contato do SEBRAE para confirmar sua participação, que estará sujeita à aprovação do SEBRAE e da equipe de condução técnica do Programa.

Se você participou do Minas Solar ou acompanhou o evento pela internet conta aqui nos comentários qual foi a sua experiência!

Se não acompanhou o evento dá o play no vídeo e saiba como foi!

Veja como foi o evento e saiba sobre o novo programa do SEBRAE Minas para acelerar empresas integradoras.

Um abraço e até a próxima 😀