Oca Solar Energia

Oca News: veja as principais notícias e eventos da semana 01 de fevereiro de 2021

Em primeiro lugar, é preciso lembrar logo na primeira semana de fevereiro, que a crise provocada pela pandemia do novo coronavírus continua em diversos setores da economia. No entanto, um dos mercados a sofrer menos impactos foi a energia solar no campo.

energia solar no campo
Painel Solar instalado em propriedade rural.

Ficou curioso para saber mais?

Então, confira agora as principais notícias que foram destaque essa semana no mercado elétrico e fotovoltaico, aqui na Oca, no Brasil e no mundo no primeiro resumo da semana de fevereiro.

Antes de tudo, vale lembrar que essa semana a Oca divulgou a agenda, do mês de março, dos cursos presenciais de Instalação e Projetos de Sistemas Fotovoltaicos nas cidades de: São Paulo, Curitiba, Uberlândia, Goiânia e Porto Alegre.

Nesse sentido, você também pode conferir as datas no nosso Facebook e Instagram ou enviar uma mensagem para whatsapp.ocaenergia.com. Portanto corra, pois as turmas são reduzidas e as vagas são limitadas!

Curso presencial de instalação de sistemas fotovoltaicos.

Oca News: Confira o que foi notícia no Brasil e no mundo!

Em primeiro lugar, esse mês, a bandeira tarifária continua sendo a amarela. Portanto, o acréscimo na conta de luz é R$1,34 a cada 100 kWh consumidos.

Além disso, conforme está no site da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), você pode ver um calendário, onde tem as previsões das datas em que serão divulgadas as bandeiras a serem acionadas em cada mês, deste ano. Veja aqui: aneel.gov.br/bandeiras-tarifarias.

energia solar no campo
Bandeiras tarifárias de energia elétrica (ANEEL).

Portanto, tenha muita atenção nos gastos com energia elétrica. Sobretudo, porque estamos no verão e de acordo com dados da ANEEL, a conta de luz chega a ficar até 8,6% mais cara nessa época do ano.

Enquanto todos tem que tomar cuidado, para ajudar as famílias a terem um consumo racional de energia, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) criou o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), que classifica os aparelhos de acordo com sua eficiência energética.

Sendo assim, a classificação pode variar em uma escala de A a G. Dessa forma, os produtos com a letra A são os mais eficientes, e G menos eficientes.

energia solar no campo
Programa Brasileiro de Etiquetagem – PBE: Exemplo para eletrodomésticos.

Veja mais informações no site: agenciabrasil.ebc.com.br

Ao mesmo tempo, com base nas informações de eficiência energética do PBE, o Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) criou uma ferramenta que ajuda o consumidor a escolher algum item considerando o consumo de energia.

Em suma, trata-se de uma calculadora que converte o consumo de energia dos aparelhos em dinheiro. Ela pode ser acessada aqui: calculadora.

Sustentabilidade no Brasil

Os brasileiros se interessam cada vez mais por sustentabilidade! Você sabia disso? Veja só:

Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), tem recorde de inscrições de empresas brasileiras em 2020 e registrou uma alta de cerca de 25% no volume de inscritos.

O diretor-executivo da Rede Brasil do Pacto Global, Carlo Pereira, relata que esse desempenho no Brasil é devido a 3 fatores:

  1. necessidade de humanizar as questões de trabalho por conta da pandemia;
  2. crescente preocupação com as mudanças climáticas;
  3. recorrente necessidade de medidas anticorrupção.

Do mesmo modo, uma pesquisa feita pelo Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS) em parceria com a Universidade de Yale, avaliou qual é a percepção dos brasileiros em relação à importância da proteção ambiental.

O questionário tinha duas perguntas sobre o que as pessoas consideravam mais importante:

  1. proteger o meio ambiente, mesmo que isso signifique menos crescimento econômico e menos empregos;
  2. promover o crescimento econômico e a geração de empregos, mesmo que isso prejudique o meio ambiente.

Como resultado, 77% dos entrevistados ficaram com a primeira alternativa, 14% com a segunda e 8% não souberam ou não responderam. Ponto para os brasileiros!

Enfim, o que você o que acha? Qual dessas opções escolheria? Deixe a sua opinião aqui nos comentários do blog.

Veja a notícia completa em: www.terra.com.br

Nesse sentido, aproveitando essa “pegada sustentável”, ouça agora o episódio 21, do EletroTalks.

Podcast: Impactos ambientais da energia solar.

Por fim, vale citar que uma gigante multinacional, liderou a lista das empresas que mais compram energia renovável em 2020.

De acordo com a BloombergNEF, foram 35 contratos em 2020. Ao todo, a empresa já adquiriu 7,5 gigawatts.

Energia solar no campo: destaque da semana!

Antes tudo, vale citar nesse tópico uma boa notícia para a indústria de armazenamento de energia. Essa, fechou 2020 com 9,4 gigawatts-hora de potência de sistemas instalados no mundo.

Seja como for, em 2021 a projeção é alcançar 14,4 GWh. Assim, o crescimento projetado é de 125% ao ano.

Saiba mais em: epbr.com.br

Além disso, as instalações de energia solar no campo aumentaram, mesmo em meio a pandemia. Afinal, em momentos como este, cortar custos é super importante para manter a rentabilidade.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), o investimento em geração distribuída solar fotovoltaica nas propriedades rurais já passa de R$1,2 bilhão no Brasil.

energia solar no campo
Fazenda com Sistema Fotovoltaico (Imagem de D Cannon por Pixabay)

Nesse ínterim, pode-se dizer que o uso da energia solar no campo é muito variado. Por exemplo, seu uso pode ser na questão de:

  • bombeamento de água e irrigação;
  • refrigeração de carnes;
  • produção de leite;
  • na regulação de temperatura para a produção de aves e frangos;
  • entre outras atividades.

Em conclusão, hoje, cerca de 8,7% da potência instalada na geração distribuída a partir do sol, no Brasil, está no campo.

Vídeo: resumo da semana Oca News 05/02/21

Acima de tudo, o setor de projetos da Oca Solar Energia oferece a melhor solução para você que deseja instalar energia solar no campo. Portanto, peça seu orçamento agora mesmo!

Faça seu orçamento para projetos de sistemas fotovoltaicos.

Gostou do vídeo? Apoie o Setor Fotovoltaico Brasileiro, deixe seu like e compartilhe esse vídeo. Não se esqueça também de seguir a Oca Solar Energia nas redes sociais.

Te espero lá!

Thuany Santos
Jornalista
(16) 3011 – 0547
thuany.nascimento@ocaenergia.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *