Cursos e Projetos

ESG: Empresas com Responsabilidade Social e Ambiental

Já se sabe que sustentabilidade não é um assunto novo, no entanto, algumas tendências que vêm sendo discutidas há algum tempo ficaram muito claras durante a pandemia do novo coronavírus. Uma delas, é a sigla ESG.

O termo tornou-se o centro nas discussões para investidores e empresários brasileiros e estrangeiros. Nesse sentido, alguns dados deixam claro que as prioridades das novas gerações, de forma geral, são muito ligadas à responsabilidade e ao impacto ambiental.

Por exemplo:

Uma pesquisa feita pelo Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS) em parceria com a Universidade de Yale, aplicou um questionário que continha duas perguntas sobre o que as pessoas consideravam mais importante:

1. proteger o meio ambiente, mesmo que isso signifique menos crescimento econômico e menos empregos;

2. promover o crescimento econômico e a geração de empregos, mesmo que isso prejudique o meio ambiente.

Como resultado, 77% dos entrevistados ficaram com a primeira alternativa.

Ao mesmo tempo, a preocupação com um futuro mais sustentável foi consolidada pela ONU com os “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” (ODS). Para saber mais sobre os 17 objetivos da ONU, ouça agora mesmo, o episódio 25 do EletroTalks.

Podcast: como a energia solar pode contribuir com a agenda 2030.

Sem dúvidas, que essa sigla veio para ficar. Mas afinal, o que essas tão faladas três letras significam? É isso que você vai ver agora!

Afinal, o que é ESG?

Environmental, social and governance (ambiental, social e governança – em português).

ESG é a sigla em inglês usada para investimentos com critérios de sustentabilidade. Ou seja, em vez de analisar apenas índices financeiros, por exemplo, investidores também observam fatores ambientais, sociais e de governança de uma companhia.

O termo surgiu pela primeira vez em um relatório de 2005 com o nome “Who Cares Wins” (“Ganha quem se importa”, em tradução livre), resultado de uma iniciativa liderada pela ONU que contou com a participação de 20 instituições financeiras de 9 países diferentes.

Em síntese, a conclusão do relatório foi que fatores abordados na ESG geram mercados mais sustentáveis, e melhores resultados para a sociedade.

Na sigla ESG, cada letra tem um significado. Veja só:

  • E – environmental (ambiental, em português): se refere às práticas de uma empresa em relação à conservação do meio-ambiente e sua atuação sobre temas como: eficiência energética, emissão de carbono, gestão de resíduos, etc.
  • S – social (em inglês e português): diz respeito à relação de uma empresa com as pessoas que fazem parte do seu universo. Por exemplo: cuidados com a segurança no trabalho, diversidade no quadro de funcionários, satisfação dos clientes, respeito aos direitos humanos e às leis trabalhistas, etc.
  • G – governance (governança, em português): se refere à administração de uma empresa. Por exemplo: conduta corporativa, composição do conselho, relação com entidades do governo e políticos, existência de um canal de denúncias, etc.

Em conclusão, se engana quem pensa que é obrigatório escolher entre construir um mundo mais sustentável e ter bons efeitos financeiros em uma empresa. Ao contrário, e esse é um dos motivos para que termos como ESG, se tornem ainda mais populares.  

Vale a pena investir em ESG?

De antemão, vale citar que a adoção do ESG representa uma verdadeira mudança nas relações entre as empresas e seus investidores. Sendo assim, práticas tradicionais, associadas à sustentabilidade, passaram a ser parte da estratégia financeira das empresas.

Agora que você sabe o que é ESG, para te ajudar a responder a esse tópico, ouça o podcast que está disponível em nosso canal, no Spotify. A entrevista de hoje é com a Juliana, que é e vai falar sobre a situação ESG, no Brasil:

E aí, qual a sua opinião sobre a ESG? Deixe seu comentário aqui no blog. Por fim, se você gostou desse conteúdo e quer ver mais como esses, siga agora mesmo o EletroTalks e a Oca Solar Energia nas redes sociais.

Até a próxima!

Thuany Santos
Jornalista
(16) 3011 – 0547
thuany.nascimento@ocaenergia.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *