Cursos e Projetos

Mercado Solar: Principais acontecimentos em 2020

Em primeiro lugar, não tem como começar um texto sobre os principais fatos do mercado solar em 2020, sem tocar direto no assunto do coronavírus. A surpresa da pandemia Covid-19 afetou de maneira direta toda a economia do Brasil, e do mundo.

Nesse sentido, as medidas de isolamento social mudaram muitos hábitos. Na verdade, geraram mudanças no mercado solar e no mercado de energia, como um todo.

Contudo, o setor fotovoltaico em especial, cresceu a passos largos no Brasil. Batendo recordes e mais recordes, mesmo em meio a crise!

Nesse ínterim, veja abaixo os principais fatos que marcaram o setor em 2020. 

Retrospectiva: 3 fatos que marcaram o mercado solar em 2020!

A economista e CEO da Oca Solar Energia, Liza Rocha, que atua no setor há mais de 5 anos, deixou sua visão do mercado solar e ainda falou sobre o que esperar para 2021. Ouça agora:

Apresentação, produção e roteiro: Thuany Santos
Edição: Fernando Porsani

O podcast abordou sobre esses 3 fatos (e alguns outros), que realçam ainda mais o mercado solar no Brasil. Veja só!

Potência Total Instalada

Antes de mais nada, deve-se tratar sobre a potência total instalada entre gerações distribuída e centralizada. Atingimos 6 gigawatts (GW) em julho e terminamos o ano com 7 GW em novembro. Ou seja, quase metade da capacidade da hidrelétrica de Itaipu.

Sistemas Instalados

De acordo com dados atualizados pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), até o momento, já são mais de 353 mil sistemas solares conectados à rede. Além disso, mais de 449 mil unidades consumidoras recebendo créditos pelo sistema de Compensação de Energia Elétrica.

Empregabilidade

Acima de tudo, a taxa de desemprego nunca antes vista no mercado de trabalho, também assustou a todos durante a pandemia. Contudo, mesmo assim, o setor solar não parou!

Dados da ABSOLAR, mostram que a fonte de energia solar na pandemia, foi responsável pela geração de 37 mil novos empregos só nos primeiros cinco meses de 2020.

Desde 2012, mais de 219 mil novos empregos foram gerados!

Gostou e quer saber mais? No curso de Projetos de Sistemas Fotovoltaicos, da Oca Solar Energia além de você aprender a como fazer o projeto passo a passo, dos sistemas On e Off grid, você tem uma revisão dos fundamentos básicos de Energia Solar Fotovoltaica e um panorama do mercado atual.

Te espero lá!

#ocasolarenergia #energiasolar #energiasolarbrasil #deixeasolarcrescer #euescolhoosol #retrospectiva2020

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *