Cursos e Projetos

Energia solar para empresas: sucesso para o seu negócio

Sobretudo, devido aos últimos aumentos na conta de luz consumidores cada vez mais procuram alternativas para gerar a própria energia, e a história não é diferente quando tratamos de empresas.

No ambiente empresarial, empresários e gestores têm que lidar com diversas variáveis diariamente. Nesse sentido, é bastante claro como a conta de energia elétrica é uma das despesas que mais consome recursos financeiros.

De acordo com uma pesquisa divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), a crise hídrica em curso no país causa preocupação em 90% dos empresários. Para chegar ao dado a entidade consultou 572 empresas (de pequeno, médio e grande porte). Dentre os principais receios listados, 83% dos industriais diante da crise se preocupam com o aumento do custo da conta de luz.

Nesse sentido, o uso da energia solar para empresas pode não só cortar custos operacionais, mas também garantir um funcionamento mais sustentável. Contudo, há empresários que nem chegam a considerar a instalação de módulos solares por achar que o processo é muito complicado.

Logo, preparamos muitas informações para desmistificar essa ideia. Quer entender melhor todas as soluções que a energia solar para empresas pode oferecer? Então acompanhe nosso artigo e fique informado sobre esta tendência.

Regulamentação

Em 2012, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) promulgou a sua Resolução Normativa 482, na qual estabeleceu as regras para conexão dos micros e minigeradores à rede elétrica.

Junto a essas regras foi criado o chamado sistema de compensação de energia elétrica, que determina às distribuidoras compensar o proprietário do sistema pelo excedente de energia injetado na rede.

Dessa forma, é possível baixar muito o consumo de energia da rede em sua empresa e, com isso, obter redução na conta de luz.

Mas atenção: a conta de luz ainda terá um pequeno custo, pois você ainda continua pagando pela disponibilidade da rede, a taxa mínima de luz.

Para saber mais sobre isso, assista o vídeo:

Hoje, também já podemos falar de mais segurança jurídica e regulatória ao setor. Ou seja, mais segurança para os consumidores investirem sem receios em energia solar.

Em 18 de agosto, na Câmara dos Deputados ocorreu a aprovação do marco legal da geração distribuída, o PL 5829/2019.

Conforme o texto, consumidores que já possuem sistema de geração distribuída permanecerão isentos de cobranças até 31 de dezembro de 2045.

Quem solicitar a entrada no sistema até doze meses após a publicação da nova legislação também ficará isento até 2045.

Para os novos consumidores, haverá uma regra de transição de seis anos.

O PL agora segue para aprovação no Senado. Quer saber mais? Ouça esse podcast bem completo sobre o assunto:

Classificação dos consumidores

No sistema de cobrança de energia elétrica, nem sempre fica claro ao consumidor como é calculado o valor total das contas de eletricidade.

Dessa forma, é muito importante entender que os consumidores são classificados em dois grupos tarifários, de acordo com as diferenças de tensão em que são atendidos (e demandas).

Vejamos:

  • Grupo A: acima de 2.300 volts (consumidores atendidos em alta tensão). Por exemplo: indústrias, shopping centers e alguns edifícios comerciais.
  • Grupo B: abaixo de 2.300 volts (unidades consumidoras atendidas em tensão). Em geral, nesta classe encontramos as residências, lojas, agências bancárias, pequenas oficinas, edifícios residenciais, grande parte dos edifícios comerciais e a maioria dos prédios públicos federais, etc. Na sua maioria são atendidos nas tensões de 127 ou 220 volts.

Sabendo dessas diferença, já fica mais fácil entender a sua conta de luz. Agora vamos ao próximo tópico e ver as vantagens da instalação da energia solar para empresas.

4 Vantagens da energia solar para empresas

Em tempos de crise energética, aumento nas tarifas da conta de luz e facilidade na adesão de linhas de financiamento, a energia solar para empresas está cada vez mais em alta.

Acima de tudo, os benefícios vão muito além do impacto econômico. Quer ver?

1 – PROTEÇÃO CONTRA AUMENTOS NA CONTA DE ENERGIA

Após instalar o sistema, você gera a sua própria energia e assim as constantes mudanças de bandeiras tarifárias deixam de ser uma ameaça para o seu orçamento mensal. Ou seja, um sistema solar dá à sua empresa imunidade contra os aumentos no preço da energia.

2 – RETORNO SOBRE O INVESTIMENTO

O famoso tempo de payback!

Por vezes, no comércio, o retorno pode ser mais rápido que em residências.

Em síntese, quanto mais a empresa gasta com energia elétrica, melhor o custo-benefício da instalação do sistema fotovoltaico e mais rápido o payback.

De acordo com especialistas, o tempo médio de retorno de investimento em sistemas de alta tensão é de 5/6 anos. Em outras palavras, levando em consideração a vida útil da tecnologia, isso resulta em 19 anos de energia grátis, no mínimo.

3 – MARKETING VERDE

À primeira vista pode parecer clichê, no entanto o marketing verde está associado de maneira direta à criação de uma boa imagem da empresa perante o mercado e seus consumidores.

Se isso é importante? Veja só:

De acordo com pesquisa da Nielsen, 66% dos consumidores ao redor do mundo dizem que preferem comprar produtos e serviços de companhias que tenham implementado programas que deem algum retorno para a sociedade. Sob o mesmo ponto de vista, os dados também mostram que 46% dos consumidores dizem estarem dispostos a pagar mais por produtos e serviços de companhias que se importam com as consequências que o seu negócio traz para o mundo.

Da mesma forma, o IBOPE também mostra que cerca de 62% dos consumidores brasileiros trocariam determinada marca por outra que se preocupa em apoiar a cultura, aumentar o bem estar das pessoas ou melhorar a cidade.

energia solar para empresas

A preocupação cada vez maior com o destino do planeta e com as gerações futuras, faz com que empresas que tenham soluções sustentáveis sejam muito bem-vistas, inclusive, pelo mercado financeiro e possíveis investidores.

Assim, a expansão do uso da energia solar para empresas é apenas uma consequência natural do desenvolvimento de uma consciência ambiental, que busca preservar os meios de produção e garantir a qualidade de vida das próximas gerações.

Por fim, o que podemos afirmar é que a instalação de módulos fotovoltaicos podem melhorar, e muito, a imagem do seu negócio.

4 – PRÁTICA INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO

De antemão, já vale dizer que a instalação de um sistema de energia solar não vai parar a sua produção!

Os módulos são instalados, na maioria das vezes, no telhado ou em alguma área externa.

Do mesmo modo, há pouca interferência na rede elétrica. Enfim, o processo é bastante simples, e ainda permite a fácil expansão do sistema, no caso de sua empresa crescer e necessitar de uma maior geração de energia.

Além disso, um sistema de energia solar demanda pouca manutenção.

energia solar para empresas

Por não possuir peças móveis, os módulos não sofrem desgaste mecânico. Além disso, o tempo de limpeza dos módulos solares pode variar de acordo com o local e a região que estiverem instalados. No geral, a limpeza deve ser realizada a cada seis meses. 

Lembre-se: manutenções periódicas são importantes para garantir que o processo de captação dos raios solares seja eficiente, conferindo a durabilidade e a qualidade do sistema fotovoltaico.

Quanto custa a energia solar empresarial?

O avanço tecnológico e a popularização dos sistemas fotovoltaicos, são fatores que contribuem para o baratear os custos da tecnologia. Do mesmo modo, já existem linhas de financiamento que tornam a aquisição do sistema muito mais acessível. 

Não há como falar com exatidão sobre o custo da energia solar para empresas. Assim como os sistemas residenciais, o valor depende muito de fatores como:

  • média mensal de consumo;
  • incidência de luminosidade da área da instalação;
  • se existem períodos de sombra sobre a superfície;
  • entre outros.

Ao mesmo tempo, devemos lembrar ainda que há incentivos que o governo oferece, e que estimulam as empresas a investir nessa tecnologia. Alguns incentivos são temporários, mas vale a pena aproveitar. Eles podem ser estaduais, municipais ou federais, então fique bastante atento aos incentivos fiscais do local onde sua empresa está.

Esperamos ter ajudado, você empresário, a tomar uma decisão positiva quanto a instalação da energia solar FV. Com todos os fatores que foram abordados ao decorrer desse post você (com certeza!) irá agregar mais valor ao seu negócio e terá uma economia que vai perdurar por bons anos.

Se você quer saber qual o custo e o benefício para sua empresa, entre em contato com a Oca. Oferecemos as melhores soluções para suprir a sua necessidade, com os melhores equipamentos do mercado e rápido atendimento.

Até a próxima.

Thuany Santos
Jornalista
(16) 3011 – 0547
thuany.nascimento@ocaenergia.com

Contém imagens: Pexels, Freepik, Pixabay, Unsplash, Google Imagens e Fotos Divulgação das fontes citadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *