Oca Solar Energia

9 maneiras de economizar na conta de luz

Economizar energia elétrica se tornou prioridade para muitos brasileiros em qualquer época do ano. De maneira principal, devido as altas na conta de luz, principalmente com o acionamento da bandeira tarifária patamar 2, aprovada recentemente pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Vídeo: novos valores das bandeira tarifárias.

Os gastos com energia elétrica afetam, de modo direto, boa parte do orçamento doméstico não é mesmo? Sendo assim, é bom começar a ter ciência de que há pequenas ações que podem ser colocadas em prática dentro de casa: no banheiro, na cozinha e em vários outros locais.

Quer saber mais sobre como diminuir sua conta de luz, e não ter mais surpresas desagradáveis no final do mês? A Oca te ajuda e já separamos algumas maneiras bem fáceis que podem ajudar nessa tarefa.

9 dicas para economizar na conta de luz!

Sobretudo, a economia de energia elétrica tem várias vantagens: é sustentável, ajuda o meio ambiente e diminui os gastos mensais. Confira agora 9 dicas incríveis que preparamos pra você!

1- Adquira aparelhos elétricos eficientes

Em primeiro lugar, é importante saber dimensionar suas necessidades. Ou seja, compre de acordo com o tamanho da sua família e o consumo médio mensal.

Ao mesmo tempo, com tantas opções modernas no mercado de eletrodomésticos, pesquise modelos e potências mais eficientes. Você deve estar se perguntando, como vejo isso? O Selo Procel te ajuda!

O selo Procel é uma etiqueta encontrada hoje em diversos tipos de eletrodomésticos. Em resumo, o selo indica a letra de classificação do produto.

Lembre-se que ”A” indica maior eficiência e ”G” menor eficiência. Nesse ínterim, se puder, substitua aparelhos antigos por mais novos e com selo PROCEL de eficiência energética. Se você quer saber mais sobre esse assunto, ouça o podcast exclusivo que preparamos para você no canal Eletrotalks.

Podcast: eficiência energética.

Por fim, repare também se é preciso fazer uma manutenção, com atenção especial aquelas peças mais antigas que podem apresentar um mau funcionamento.

2- Mantenha tudo fora da tomada

Não há eficiência que faça um eletrodoméstico que esteja na tomada o tempo todo, não gastar energia.

Portanto, se você for viajar ou mesmo passar o fim de semana fora, se possível, lembre-se de desligar aparelhos eletrodomésticos da tomada. Afinal, quando deixamos esses aparelhos no modo standby (em espera), eles continuam consumindo energia.

energia elétrica

De acordo com o Instituto Akatu, o gasto de aparelhos ligados em standby pode ser maior que durante o seu uso. Assim, todos os aparelhos em modo “espera”, podem representar 12% do consumo de uma casa. Muita coisa não é mesmo?

Por fim, ao sair por um período mais longo, uma ótima opção é desligar as chaves de energia, especialmente aquelas que tendem a gastar mais. Em suma, se possível, deixe a geladeira vazia e desligue-a; o mesmo vale para o chuveiro e tomadas da casa.

3- Evite banhos longos

É aquela velha história de tomar banho de, no máximo, cinco minutos. Às vezes até conseguimos, mas por outro lado é bem difícil especialmente naquele dias nos quais você está mais cansado. Portanto, priorize o modo “morno” ou “verão” em dias quentes. Afinal, quanto mais quente, maior será o consumo.

energia elétrica

Da mesma forma, entre um enxágue e outro, desligue o chuveiro elétrico. Assim também, procure tomar banho fora do horário de pico, entre 18h e 21h.

Conforme dizem os especialistas, essa pequena alteração durante o banho pode garantir uma economia de até 30% na conta de luz.

4- Fique de olho no carregador de celular

Você costuma deixar o celular carregando o tempo todo? Então essa dica é pra você!

Não deixe o carregador de celular na tomada sozinho ou depois que o aparelho estiver completamente carregado. Além de evitar acidentes domésticos, ele consome energia elétrica.

O melhor é carregar seu celular, notebook, vídeo game portátil, e outros aparelhos recarregáveis somente quando a bateria estiver acabando.

5- Cuidado com o ar condicionado

energia elétrica

Sobretudo em dias mais quentes, aparelhos de ar condicionado gastam muita energia.

Sendo assim, dar preferência por ventiladores, podem ajudar, e muito, na economia diária. Por outro lado, se o aparelho for essencial e não der para diminuir seu uso, vedar portas e janelas, para que o resfriamento seja mais eficiente e usar um programa de desligamento após algumas horas, já ajuda bastante.

Ao passo que aparelhos mais antigos consomem muita energia, os modelos mais novos são muito mais econômicos  alguns, como o Inverter, chegam a economizar até 60% mais que os demais.

Por fim, não se esqueça de limpar com frequência o filtro do ar condicionado, que aumenta a eficiência do aparelho. E lembre-se: com essas dicas é possível uma redução de até 46% no valor da medição.

6- Dê preferência às lâmpadas LED

De antemão, essa dica pode ser clichê, mas muito necessária, então apague a luz sempre que sair do cômodo.

Nesse sentido, dê sempre preferência às lâmpadas LED, pois esta tecnologia gasta menos energia (chegando até 80% de economia).

Por exemplo:

Uma lâmpada de LED é equivalente a 50 lâmpadas incandescentes, ou oito lâmpadas compactas fluorescentes ou 16 lâmpadas halógenas.

Acima de tudo, elas duram muitos anos, e a diferença fica clara no final do mês. Conforme os anos passam, essas lâmpadas se tornam cada vez mais acessíveis, assim, fica fácil encontrá-las por um preço camarada.

7- Aproveite a luz natural

Não é segredo para ninguém que uma casa clara e com boa circulação de ar gasta menos com iluminação e uso de ventiladores/ar condicionado.

Sendo assim, evite acender luzes em ambientes já naturalmente iluminados, dê preferência por lugares com janelas amplas e paredes claras. Além de ser confortável para os olhos, aproveitar a luz natural do dia ajuda a reduzir o desperdício de energia elétrica.

8- Cuide da instalação elétrica

À primeira vista parece estranho, mas por muitas vezes, a causa dos gastos exagerados na conta de luz pode estar nos fios e cabos elétricos ao passo que quando eles estão desencapados ou com problemas no isolamento, a eletricidade é usada para aquecer a própria fiação. 

Além do prejuízo com a conta de luz mais alta, essa situação pode ser perigosa: alguém pode levar um choque e ainda há o risco de incêndio. O recomendado é trocá-los com urgência!

Curso: Elétrica Básica Oca EAD.

9- Use energia solar

Por último e não menos importante, é obvio que nossa obrigação é te dar essa dica.

Quer maior eficiência que uma fonte de energia que é infinita?

Além da energia solar ser cada vez mais usada em residências, comércios, indústrias e propriedades rurais para a redução do consumo de eletricidade, com as linhas de financiamento está muito mais acessível você gerar a própria energia. Além disso, com essa democratização, o custo dos equipamentos tendem a baixar ainda mais nos próximos anos.

É válido dizer que além da redução nos gastos com energia elétrica, você irá valorizar o seu imóvel e ter o retorno do investimento em poucos anos graças a economia na conta de luz.

Entre em contato com o setor de projetos da Oca Solar Energia agora mesmo, e faça uma simulação do seu sistema.

Orçamento para projetos de sistemas fotovoltaicos.
Thuany Santos
Jornalista
(16) 3011 – 0547
thuany.nascimento@ocaenergia.com

Contém imagens: Pexels, Freepik, Pixabay, Unsplash, Google Imagens e Fotos Divulgação das fontes citadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *