Oca Solar Energia

A energia solar fotovoltaica consiste na geração de energia elétrica por meio da captação da luz do sol. É uma solução limpa, renovável e ilimitada que permite a geração de eletricidade no próprio ponto de consumo. Esta tecnologia pode ser empregada tanto em áreas urbanas como em locais rurais e remotos.

O Sol é uma fonte de energia tão potente que em uma hora libera sobre a Terra uma quantidade de energia que é superior ao consumo global de um ano inteiro.

A demanda energética é uma curva crescente em todo mundo, e muito se tem avaliado sobre como minimizar os impactos ambientais para geração de energia bem como se adequar às políticas energéticas. Esta preocupação fomentou a busca por outras fontes de energia que possam abastecer a humanidade de forma inesgotável e sem fortes impactos ambientais.

A energia solar é uma excelente solução para atender locais que não são abrangidos pela rede convencional e cada vez mais utilizada no meio rural, nas comunidades isoladas, para iluminação, bombeamento de água, telecomunicação entre outras aplicações.


O desenvolvimento desta tecnologia apoiou-se na busca das empresas de Telecomunicação que necessitavam de uma fonte de energia elétrica para sistemas instalados em locais remotos, a partir daí a tecnologia foi se disseminando em outras áreas de atuação.

As Telecomunicações, em particular as estações repetidoras, constituem a aplicação mais antiga da tecnologia fotovoltaica no país. 

Em locais isolados é grande a dificuldade em abastecer os equipamentos de forma confiável e com energia de qualidade, para estes casos a energia solar é amplamente indicada pois o funcionamento do sistema é muito confiável e com baixo nível de manutenção. Estes sistemas, além de evitar os altos custos para a construção de linhas de transmissão de energia, melhoram a confiabilidade das estações ao reduzir as interrupções por defeitos e acidentes na linha elétrica e principalmente por ficarem menos sujeitas aos distúrbios elétricos.


Encontra-se sistemas de telecomunicações alimentados por energia fotovoltaica em telefonia em locais isolados, estações móveis, pequenas centrais telefônicas, rádio ou TV (VHF/UHF).
A aplicação de energia solar em sistemas de Telecom se inicia em meados dos anos 50 e é amplamente utilizado atualmente.

 

10 Benefícios da energia solar em projetos de telecom

Aplicação da Energia Solar Fotovoltaica às Telecomunicações

Um pensamento em “Aplicação da Energia Solar Fotovoltaica às Telecomunicações

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *