As aplicações da energia solar nas telecomunicações e como elas se ajustam ao seu projeto

energia solar fotovoltaica é uma fonte de energia renovável, obtida diretamente a partir da radiação solar por um dispositivo semicondutor chamado de célula fotovoltaica. Este tipo de energia é usada para alimentar muitos dispositivos autônomos, como abrigos ou casas isoladas da rede elétrica, e para produzir eletricidade em larga escala através das redes de distribuição.

Devido à crescente demanda por energia renovável , a fabricação de células solares e instalação de sistemas fotovoltaicos têm avançado consideravelmente nos últimos anos no mercado de telecom.

Sistema de conformação e escolha do equipamento fotovoltaico para uso em telecom

Sistemas fotovoltaicos para telecom são compostos pelos seguintes elementos:

  • Conjunto de módulos solares ou painéis solares;
  • Baterias;
  • Controlador de carga;
  • Inversor
  • Estruturas metálicas
  • Material elétrico e proteções
  • Equipamentos de telecomunicações
  • Em todos os casos o equipamento escolhido deve ter certificação de qualidade internacional.

Painéis

  • Os módulos fotovoltaicos são fabricados usualmente com células mono ou policristalinos
  • A superfície dos painéis resistem ao impacto de granizo;
  • Devem ter díodos de bypass, na quantidade necessária para evitar danos às células por superaquecimento devido à sombra parcial (hot spot), de modo a impedir a interrupção do funcionamento por uma falha de um elemento ligado em série/paralelo;
  • É possível a escolha de módulos de alta densidade energética, isto é, com uma capacidade máxima de até 310W.
  • Caixas de junção associados com os painéis devem ser estanques, para operação em campo aberto e capaz de acomodar elementos de proteção adicionais como DPS e Disjuntores.

Da estrutura de suporte dos painéis

  • As estruturas de apoio e as suas fixações devem ser capazes de suportar ventos de até 120 Km/h;
  • As estruturas devem ser ajustáveis com um ângulo de 5 ° a 45 ° em relação à horizontal. O ângulo irá variar de acordo com a localização geográfica do projeto.

Para utilização em telecomunicações estabelece como se segue:

  • A fonte convencional, ou seja, o gerador deve começar a operar normalmente uma vez por semana até a carga da bateria atingir valores próximos a 60%;
  • Baterias estacionárias operam por ciclos possuindo uma vida útil de até 5 anos;
  • Os bancos de bateria são dimensionados para proporcionar autonomia minima de 2 dias sem sol.
  • O sistema fotovoltaico deve ser escolhido para assegurar a recarga completa das baterias proporcionando a maior segurança e autonomia.

Eficiência e custo da energia na telecom

A energia solar em breve se tornará a fonte mais barata de energia em muitas partes do mundo. Mesmo assumindo projeções conservadoras e considerando que há grandes avanços tecnológicos, é esperada uma redução significativa de custos. Nos últimos 5 anos, os preços dos módulos solares caíram em 20%, enquanto a capacidade da indústria fotovoltaica dobrou.

O ambiente financeiro favorável será a chave para a redução de custos desta tecnologia. O custo de componentes nos mercados globais vai cair, e quanto mais baixo o custo de energia solar fotovoltaica, mais favorável será sua utilização.

A eficiência de células solares comerciais varia entre 6% e 16%.

(amorfo, monocristalino ou policristalino)

 

E você? Quer saber mais? Deixe seu comentário! Fale com a gente, não deixe de entrar em contato para a solução do seu projeto!

10 Benefícios da energia solar em projetos de telecom

Oca Energia
Oca Energia
Fundada no ano de 2014, a Oca Solar Energia é uma empresa especializada em capacitação e treinamento em energia solar fotovoltaica. Somos extremamente preocupados com a qualidade e aplicabilidade dos nossos treinamentos, por isso em 2015 firmamos uma parceria com o SENAI que é referência em treinamentos técnicos. Parceria esta que vem crescendo e hoje atende vários estados no Brasil. Para os alunos que não conseguem fazer o curso presencial, oferecemos uma plataforma EAD com o diferencial de ter encontros ao vivo e proporcionar aos alunos integração com o instrutor em tempo real e otimização do seu processo de aprendizado. Além da parceria com o SENAI, contamos com grandes parceiros relacionados ao setor, como Genyx Solar Power (distribuidora especialista em energia solar), Clamper (referência no segmento de proteção contra raios e surtos elétricos) e Sil Fios e Cabos Elétricos (uma das principais empresas brasileiras de seu segmento). Com o intuito de difundir ainda mais a energia solar no Brasil e no mundo, nós da OCA promovemos os cursos e treinamentos especializados para capacitação e aperfeiçoamento pessoal e profissional, por meio de atendimento personalizado, entendimento das necessidades dos clientes, alinhamento de expectativas e transparência nas negociações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *