A energia solar fotovoltaica é uma fonte de energia renovável, obtida diretamente a partir da radiação solar por um dispositivo semicondutor chamado de célula fotovoltaica. Este tipo de energia é usada para alimentar muitos dispositivos autônomos, como abrigos ou casas isoladas da rede elétrica, e para produzir eletricidade em larga escala através das redes de distribuição.
Devido à crescente demanda por energia renovável , a fabricação de células solares e instalação de sistemas fotovoltaicos têm avançado consideravelmente nos últimos anos no mercado de telecom.
Sistema de conformação e escolha do equipamento fotovoltaico para uso em telecom
Sistemas fotovoltaicos para telecom são compostos pelos seguintes elementos:
- Conjunto de módulos solares ou painéis solares;
- Baterias;
- Controlador de carga;
- Inversor
- Estruturas metálicas
- Material elétrico e proteções
- Equipamentos de telecomunicações
- Em todos os casos o equipamento escolhido deve ter certificação de qualidade internacional.
Painéis
- Os módulos fotovoltaicos são fabricados usualmente com células mono ou policristalinos
- A superfície dos painéis resistem ao impacto de granizo;
- Devem ter díodos de bypass, na quantidade necessária para evitar danos às células por superaquecimento devido à sombra parcial (hot spot), de modo a impedir a interrupção do funcionamento por uma falha de um elemento ligado em série/paralelo;
- É possível a escolha de módulos de alta densidade energética, isto é, com uma capacidade máxima de até 310W.
- Caixas de junção associados com os painéis devem ser estanques, para operação em campo aberto e capaz de acomodar elementos de proteção adicionais como DPS e Disjuntores.
Da estrutura de suporte dos painéis
- As estruturas de apoio e as suas fixações devem ser capazes de suportar ventos de até 120 Km/h;
- As estruturas devem ser ajustáveis com um ângulo de 5 ° a 45 ° em relação à horizontal. O ângulo irá variar de acordo com a localização geográfica do projeto.
Para utilização em telecomunicações estabelece como se segue:
- A fonte convencional, ou seja, o gerador deve começar a operar normalmente uma vez por semana até a carga da bateria atingir valores próximos a 60%;
- Baterias estacionárias operam por ciclos possuindo uma vida útil de até 5 anos;
- Os bancos de bateria são dimensionados para proporcionar autonomia minima de 2 dias sem sol.
- O sistema fotovoltaico deve ser escolhido para assegurar a recarga completa das baterias proporcionando a maior segurança e autonomia.
Eficiência e custo da energia na telecom
A energia solar em breve se tornará a fonte mais barata de energia em muitas partes do mundo. Mesmo assumindo projeções conservadoras e considerando que há grandes avanços tecnológicos, é esperada uma redução significativa de custos. Nos últimos 5 anos, os preços dos módulos solares caíram em 20%, enquanto a capacidade da indústria fotovoltaica dobrou.
O ambiente financeiro favorável será a chave para a redução de custos desta tecnologia. O custo de componentes nos mercados globais vai cair, e quanto mais baixo o custo de energia solar fotovoltaica, mais favorável será sua utilização.
A eficiência de células solares comerciais varia entre 6% e 16%.
(amorfo, monocristalino ou policristalino)
E você? Quer saber mais? Deixe seu comentário! Fale com a gente, não deixe de entrar em contato para a solução do seu projeto!
