Atualmente as torres de telecom estão mais modernas, fazendo parte de um sistema de telecomunicações com infraestrutura composta por sistemas essenciais para o bom funcionamento dos equipamentos de comutação e transmissão.
Basicamente, o sistema conta com torres de telecomunicações, aterramento, para-raios, alarme de incêndio, sistema de refrigeração e energia. Este último passou a ser objeto de estudo e como consequência foram desenvolvidas soluções para a diminuição do consumo e autoeficiência.
E é nesse contexto que entra a energia solar como um catalisador e um dinamizador de todo o sistema, uma vez que garante a energia adequada para seu funcionamento, apresentando inúmeros benefícios em relação a sua implementação e uso.
Veja as vantagens das aplicações de energia solar em telecom, como a possibilidade de geração de energia em locais remotos com custos reduzidos.
Sistemas de energia renovável se mostram métodos viáveis para alimentar sistemas de Telecom, seja na cidade ou no campo.
O investimento nesse tipo de energia garante seu retorno com a economia de energia elétrica, proveniente tanto da rede de abastecimento como de fontes próprias comumente utilizadas nesses sistemas, a exemplo do diesel, que além de não ser uma energia limpa, demanda maiores custos e manutenção quase que constante.
A energia solar, por sua vez, é viável em praticamente todo o território brasileiro. Trata-se de uma energia potencialmente limpa e os painéis fotovoltaicos usados para a captação na luz estão mais potentes, ao mesmo tempo em que seu custo diminuiu.
A instalação em diferentes escalas não obriga grandes investimentos, garantindo a sustentabilidade do sistema.
Sistemas de energia solar são importantes principalmente para a geração de energia em locais remotos, que apresentam métodos não viáveis de alimentar sistemas de telecomunicações em lugares em que a eletricidade convencional não está disponível ou impraticável. Há muitas torres de telecom instaladas em morros e serras, cujos acessos não são fáceis.
O uso da energia solar, nesses e em outros casos, proporciona excelente fonte de energia limpa e confiável, mantendo os sistemas de telecom carregados e com pouca manutenção.
Além disso, as localidades distantes dos centros de produção energética geralmente sofrem com a perda de energia decorrente da transmissão. Mesmo com a rede elétrica disponível nesses locais, um sistema de energia eficiente e renovável é capaz de fornecer segurança em caso de falhas da rede.
A Algar Telecom é uma das empresas que já utilizam a energia solar em seus sistemas. Em Minas Gerais, por exemplo, possuem 14 torres alimentadas por sistemas fotovoltaicos, que garantem a geração de energia necessária para seu funcionamento. O projeto conta com 1.800 módulos para o fornecimento de 450 kWp (pico de quilowatts).
A tecnologia que prevê o aproveitamento da energia solar se mostrou a solução para as torres de telecom, sendo ideal para diferentes projetos, dos menores aos maiores, proporcionando maior segurança nas operações.
Gostou do artigo? Não deixe de acompanhar nossas publicações e veja como a proposta da Oca Solar Energia pode solucionar a demanda de energia solar.
2 Comentários
Bom dia
Gosto muito dos vossos artigos,gostaria de receber mais dicas vossas.
Obrigado
Admilton Luís
Admilton, bom dia!
Que bom receber esse feedbacks como o seu. Continue acompanhando nosso conteúdo semanalmente.
Abraços!