Como medir a continuidade no multímetro?
Você sabe como medir continuidade no multímetro? Caso não saiba, ou tenha alguma dúvida, esse artigo é para você!
Sobretudo, esse é um teste muito usado por profissionais da área elétrica, eletrônica, entre outros. Afinal, uma das coisas mais chatas que ocorrem para quem trabalha com isso, é passar toda fiação e depois perceber que o cabo não está funcionando de modo adequado. Então, vamos lá!
Teste de continuidade: o que é e suas aplicações
Em primeiro lugar, o teste de continuidade permite, como o próprio nome diz, verificar a continuidade das ligações de condutores e também pode ser usado na verificação de circuitos elétricos e eletrônicos. Em outras palavras, permite verificar se os condutores elétricos se encontram corretamente conectados, sem muita resistência.
- Elétrica Básica: Tudo O Que Você Precisa Saber
- Tensão e Corrente Elétrica: você sabe a diferença entre elas?
- Diagramas Elétricos: quais os tipos e como interpretar
Dessa forma, pode ser usado para identificar cabos elétricos em:
- circuitos;
- contatos de contatores;
- trilhas de circuito impresso;
- interruptores;
- entre outros.
Por último, também vale dizer que com ele também é possível verificar se os equipamentos e acessórios se encontram corretamente conectados e ligados aos condutores, via cabos, conectores, pinos, jumps, etc.
Como medir continuidade no multímetro?
Antes de tudo, vamos lembrar o que é esse item de suma importância em nosso teste.
Acima de tudo, o multímetro é um equipamento eletrônico que tem por função medir algumas grandezas elétricas e suas condições. Assim, sua fama se deu por causa da seu fácil uso. Dentre as grandezas que o multímetro normalmente pode medir estão:
- corrente elétrica (Alternada ou Contínua)
- resistência
- tensão (Contínua ou Alternada)
- temperatura
Além dessas, o multímetro pode medir outras grandezas também a depender de seu modelo, da qualidade, fabricação, do tipo (analógico ou digital) e de outros fatores.
A princípio, realizar o teste de continuidade é fácil e rápido!
No entanto, antes de fazer o teste, é fundamental desenergizar o circuito, ou desligar o componente que será testado. Ou seja, jamais deve-se realizar este teste em circuitos ou componentes energizados. Após isso, faça o encaixe das pontas de prova corretamente, mas fique atento a outros multímetros que possuem mais que dois bornes para conectar as pontas de prova.
Para fazer o teste de continuidade devemos ajustar a escala do multímetro para a escala de continuidade, que está representado com um símbolo parecido com o do wifi.
Quer saber mais e aprender na prática a como medir continuidade no multímetro? Veja o vídeo completo do professor Dênis Lourenço, que está disponível em nosso canal do youtube.
Por fim, se mesmo depois de ver o vídeo você ficar com alguma dúvida, não tem problema. É só deixar um comentário nesse post, que nossa equipe está pronta para te ajudar. E se quer saber mais sobre o universo da eletricidade, prepare-se com o nosso curso de Elétrica Básica EAD.