Sustentabilidade x Energia Renovável (Infográfico)
Antes de tudo, é preciso citar que sustentabilidade é um assunto que está em pauta a todo momento no século XXI, em diversos setores de nossa sociedade.
São inúmeras as discussões por parte da comunidade científica acerca das questões relacionadas ao meio ambiente e sua intensa degradação. Sobretudo, a respeito da forma como as pessoas exploram e usam os recursos naturais.
Seja como for, é preciso pensar em alternativas para que esses recursos não se esgotem na natureza.
Mas, afinal de contas, o que a sustentabilidade representa? É isso que você vai ver nesse blogpost e no infográfico super bacana que preparamos.
Vamos lá?
O que é sustentabilidade?
O conceito de sustentabilidade aborda a maneira como se deve agir em relação à natureza. Além disso, pode-se aplica-lo de maneira muito ampla, desde uma comunidade até todo o planeta.
A palavra “sustentável” deriva do latim sustentare e significa sustentar, apoiar, conservar e cuidar.
Sendo assim, de maneira simples e direta, sustentabilidade refere-se ao princípio da busca pelo equilíbrio entre os recursos naturais disponíveis e a exploração deles por parte da sociedade.
A sustentabilidade na sociedade é alcançada por meio do desenvolvimento sustentável. Usou-se esse termo pela primeira vez em 1987, por Gro Harlem Brundtland, ex-primeira-ministra da Noruega que atuou como presidente de uma comissão da Organização das Nações Unidas (ONU).
Ela publicou o livro: “Our Common Future“, onde escreveu:
“Desenvolvimento sustentável significa suprir as necessidades do presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprirem as próprias necessidades”.
Em outras palavras, isso quer dizer que se explorarmos os recursos de modo sustentável, eles irão durar para sempre, e as gerações futuras também poderão explora-los.
Por último, vale dizer que várias medidas estão sendo adotadas a nível mundial para que o desenvolvimento sustentável seja alcançado. A ONU, por exemplo, divulgou uma agenda em que constam dezessete objetivos a serem adotados pelos países, até 2030.
- Como a energia solar pode contribuir com a agenda 2030 da ONU
- Impactos ambientais da Energia Solar: conheça quais são!
- Energia Sustentável: tudo o que eu preciso saber
Quer saber mais sobre a agenda da ONU? Ouça esse podcast disponível em nosso canal do Spotify:
O futuro da matriz elétrica brasileira
Todo ano, com o aumento das populações e do consumo, cresce a demanda mundial por energia. Portanto, o uso de fontes renováveis, é a melhor solução para não acabar com os recursos do planeta.
O Ministério das Minas e Energia, por meio da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), está elaborando o Plano Nacional de Energia 2050 para atender as necessidades do país que terá, então, 226 milhões de habitantes e um consumo de energia próximo a 1.914.912 GWh, de acordo com as projeções da instituição.
Alguns fatores exigem, no entanto, que o Brasil reavalie a matriz elétrica atual desde já – hoje centrada na geração hidrelétrica – e opte por alternativas com menores impactos, novas tecnologias e eficiência energética que garanta uma oferta sustentável de energia.
É melhor nos acostumarmos, pois a economia sustentável será o “novo normal”, em um futuro próximo. Você não acha?
No material abaixo você tem um panorama geral da nossa matriz e o impacto ambiental das principais fontes em uso.
Por fim, se você gostou do infográfico, então já curte a Oca Solar Energia nas redes sociais para receber mais conteúdos e materiais como esse.
Até a próxima!