O que a energia solar pode fazer pelo seu agronegócio?
O setor de agronegócio é um dos que mais cresce no Brasil. Apesar da crise que vem dominando o cenário econômico brasileiro nos últimos tempos, o PIB do setor representou quase um quarto (22%) do PIB nacional e as previsões são de que cresça mais 2% este ano.
Mas em tempos de recessão na economia é preciso ter cuidado. Cada vez mais, o caminho para que o agronegócio continue crescendo é a gestão organizada da operação.
E, para conquistar esse objetivo, o melhor caminho é buscar o auxílio de sistemas e processos automatizados. Mas como contar com eles em regiões que muitas vezes nem sequer são contempladas pelo fornecimento de energia pública?
O uso da energia solar no campo
A energia solar, energia limpa e renovável, chega como alternativa para o produtor rural que sofre com problemas de distribuição e fornecimento de energia na sua fazenda.
Ela pode ser transformada em energia térmica — para aquecer água — ou elétrica. Para isso, são utilizados sistemas fotovoltaicos que captam a radiação solar e a transformam em energia elétrica.
O sistema garante energia mesmo nos dias nublados, mesmo que em menor quantidade.
Os benefícios de investir em energia solar no agronegócio
Os benefícios da geração de energia pelo sol na sua fazenda são inúmeros. Conheça alguns deles abaixo.
1. Redução de custos com energia e geradores a diesel
Geradores a diesel garantem o fornecimento contínuo de energia nas fazendas, principalmente naquelas localizadas em áreas remotas. Porém, apesar de eficientes, geradores a diesel podem representar altos gastos com combustível e pesar no orçamento do produtor rural.
Ao incluir a energia solar na operação do seu gerador a diesel torna-o consideravelmente mais econômico, reduzindo os gastos com o combustível.
Também, a energia solar diminui em até 90% a conta de luz, uma vez que além da produção, ela pode ser usada nas áreas de vivência, na própria residência do produtor e no bombeamento de água, alimentando as bombas.
2. Uso da telemetria na produção
A telemetria é uma forma de gerencia a produção agrícola metro a metro do terreno. Ela leva em consideração que cada pedaço da área produtiva possui características próprias que devem ser bem aproveitadas para otimizar a safra e aumentar a produtividade.
A energia solar permite alimentar com energia elétrica as torres de telecomunicação, rádios, GPS e outros equipamentos que tornam o acompanhamento por meio da telemetria da região produtiva possível.
3. Redução do desperdício de água
A energia solar também pode ser utilizada no controle de irrigação, solução de tecnologia agrícola que torna possível monitorar, de forma contínua e automática, a umidade do solo.
Esse sistema mede a tensão da água retida no solo e aciona a irrigação quando a umidade estiver em um nível crítico, que ofereça riscos à produção. Assim, é possível economizar recursos naturais e permitir o uso racional da água.
4. Otimizaçãoda gestão agrícola
Atualmente, existem no mercado opções de softwares específicos para o agronegócio que permitem planejar e controlar as atividades na produção e o uso de insumos, por meio de análises com calendários e regras personalizadas.
Além disso, esse tipo de programa também permite o controle dos custos internos e externos, para aumento da produtividade e redução de desperdícios.
5. Uso de cercas para manejar a produção pecuária
No caso da pecuária, a energia solar também pode ser utilizada em cercas elétricas para manejo do gado. A cerca elétrica permite a colocação de um maior número de animais por hectare, além de determinar com exatidão as áreas onde o animal deve comer.
Em suma, a energia solar no agronegócio pode alavancar seus lucros e tornar sua produção mais competitiva no mercado.
Entre em contato conosco e faça o seu orçamento!