Oca News: veja as principais notícias e eventos da semana 02 de fevereiro de 2021
Antes de tudo, é preciso lembrar que a instalação de energia solar, está gerando renda extra a muitos profissionais que se especializaram nessa área.
De acordo com o mais recente infográfico da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), mais de 233 mil novos postos de trabalhos foram gerados e o setor atraiu mais de 39 bilhões de reais em novos investimentos.
- Como ganhar dinheiro com energia solar fotovoltaica
- Curso de Eletricista: Como se Destacar na Carreira de Eletricista?
- Emprego Verde: O que é e qual sua importância no mercado
- Como abrir uma empresa de energia solar fotovoltaica: passo a passo
Nesse sentido, cada vez mais brasileiros procuram por cursos que os tornem capacitados para atuar no mercado fotovoltaico. Seja você eletricista, engenheiro, vendedor ou até mesmo um curioso, a hora para entrar no setor é agora!
Seja como for, a Oca Solar Energia está pronta para atender você da melhor maneira. Temos cursos presenciais (parceria com o SENAI), em 6 estados do Brasil, e também cursos à distância. Ambos, com a qualidade que você precisa para se destacar no mercado!
Afinal, o que está esperando para entrar em um dos setores que mais gera empregos no Brasil? Entre em contato conosco pelo whatsapp.ocaenergia.com e faça sua matrícula agora mesmo!
Enfim, quer saber tudo o que aconteceu referente a instalação de energia solar no Brasil e no mundo? Então é só continuar a leitura!
Oca News: Confira o que foi notícia no Brasil e no mundo!
Antes de mais nada, vale dizer que alguns assuntos voltaram a ter a atenção da Câmara dos Deputados, entre eles, a pauta de energia.
Essa semana, o deputado federal Christino Áureo (PP/RJ) apresentou o projeto de criação de um plano decenal de transição energética.
Batizado de Política Nacional da Transição Energética – PONTE, o projeto será mais uma pauta no Congresso Nacional voltada à questão climática, tema que pouco avançou em 2020, por conta da pandemia e da paralisação de parte dos trabalhos legislativos.
Veja mais em: https://epbr.com.br/
O valor refere-se a impostos cobrados acima do patamar correto ao longo dos últimos anos.
Sendo assim, a proposta ficará em consulta pública de 11 de fevereiro a 29 de março de 2021 e prevê a devolução dos recursos em um prazo de até cinco anos, através de desconto direto na conta de energia.
Ao mesmo tempo, conforme projeção da TR Soluções, empresa de tecnologia aplicada ao setor elétrico, as tarifas residenciais de energia deverão ter um aumento médio de 14,5% em 2021.
Esse aumento nas tarifas preocupam o diretor-geral da Aneel, André Pepitone:
“Nossas áreas técnicas já fazem estimativas de que, se nada for feito, o reajuste para 2021, média Brasil, está na casa dos 13%. Por isso temos que buscar alternativas”, afirmou ele, durante reunião semanal de diretoria da agência reguladora.
Por fim, se você quer saber mais sobre o assunto da regulamentação em relação ao desenvolvimento sustentável, ouça o podcast sobre a agenda 2030 e seus impactos nas políticas públicas.
Seja como for, os sinais parecem ser positivos para quem trabalha com fontes renováveis.
Sustentabilidade
Os dados apontam que uma queda moderada de consumo de eletricidade pelas indústrias e comércios produziu um forte impacto. Assim, as emissões globais de CO2 caíram drasticamente com a redução da economia e queda do consumo de energia.
Veja o estudo completo: https://www.nature.com
A pandemia, não só trouxe uma queda temporária nas emissões globais de dióxido de carbono (CO2), mas também reduziu a parcela de energia gerada pela queima de carvão. Em 2020, o uso de combustíveis fósseis para geração de eletricidade foi menor do que nos últimos anos.
Nesse sentido, o setor elétrico já apresentava importantes passos na direção das fontes renováveis. Sobretudo, o crescimento da energia solar e eólica em todos os continentes é marcante na última década e as projeções estão cada vez melhores.
- Energia Sustentável: tudo o que eu preciso saber
- Panorama da Energia Solar no Brasil: Tudo O Que Você Precisa Saber
- Como a energia solar pode contribuir com a agenda 2030 da ONU
Por fim, vale mencionar que uma das marcas de carro mais valiosas do mundo, já mostra um perfil sustentável.
A Ferrari confirmou essa semana que terá um esportivo elétrico nos próximos anos. O CEO da fabricante de carros destacou planos para se adaptar à legislação ambiental cada vez mais rigorosa.
Em suma, países como o Reino Unido, já têm prazos estabelecidos para a guinada elétrica. Na ilha britânica, por exemplo, carros não-elétricos serão proibidos à venda em 2030. E no Brasil, há projetos no Senado que propõem uma proibição semelhante!
É a humanidade caminhando rumo a um futuro mais sustentável!
Instalação de Energia Solar no Paraná: destaque da semana!
De antemão, vale citar que mais uma universidade foi comtemplada com a instalação de energia solar essa semana.
A nova usina da PUC de Campinas, no estado de São Paulo, faz parte de um projeto integrado de eficiência energética desenvolvido pela universidade em cooperação com a CPFL.
O objetivo das entidades é reduzir custos, o que trará melhorias para funcionários, alunos e residentes que frequentam os hospitais da universidade.
Saiba mais em: https://clickpetroleoegas.com.br/
A região possui 284,6 megawatts (MW) em operação nas residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos.
Conforme o que a entidade mostra em suas pesquisas, o território paranaense responde sozinho por 6,1% de todo o parque brasileiro de energia solar distribuída.
Atualmente, são cerca de 19.048 consumidores de energia elétrica que já contam com redução na conta de luz e maior autonomia e segurança elétrica.
Em conclusão, o setor de projetos da Oca Solar Energia oferece a melhor solução para você que deseja fazer uma instalação de energia solar na sua residência, comércio, indústria ou área rural. Peça seu orçamento agora mesmo!
Gostou do vídeo? Apoie o Setor Fotovoltaico Brasileiro, deixe seu like e compartilhe esse vídeo. Não se esqueça também de seguir a Oca Solar Energia nas redes sociais.
Te espero lá!