Principais Projetos de Energia Solar no Brasil
Projeto de energia solar no Brasil…você sabe quais os maiores ?
Caso não saiba, esse artigo é para você!
O efeito fotovoltaico é capaz de gerar energia elétrica por meio da radiação solar. Ou seja, sistemas fotovoltaicos só funcionam quando as partículas de luz solar (fótons) batem com os átomos de silício presentes no módulo solar. O componente principal de um módulo são as células fotovoltaicas.
Nesse sentido, sendo sustentável e não poluente, a energia solar fotovoltaica atraí investimentos de muitos países.
Assim, governos ao redor do mundo estão mudando suas políticas. Dessa forma, colocam cada vez mais metas para tornar suas matrizes elétricas mais sustentáveis.
A Alemanha, por exemplo, pretende reduzir os gases de efeito estufa de 80 a 95% até 2050. A China tem a meta de ser carbono neutra em menos de 40 anos (até 2060).
Com os estados brasileiros não é diferente!
De acordo com dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica(ABSOLAR), o país entrou para a lista dos 20 países líderes em capacidade instalada solar FV no mundo. Subiu 5 posições, passando para 16º lugar.
Sendo assim, com projetos de energia solar dos próximos anos, estima-se que o Brasil vai mudar a matriz energética até 2029. Com a redução na geração hidráulica, e aumento quatro vezes maior da participação da solar.
Se ficou curioso, continue lendo. Está na hora de conhecer os projeto de energia solar que estão fazendo o Brasil subir cada vez mais no ranking mundial!
Os 5 Maiores Projetos de Energia Solar no Brasil
Em primeiro lugar, é válido citar que a energia solar é uma fonte “nova” no Brasil. Ainda tem uma grande diferença em usar energia solar no Brasil, em comparação a outros países.
Contudo, como já citado no início do artigo, podemos (e estamos!) revertendo esse cenário!
Conforme os dados mais recente da ABSOLAR, há ainda 17 usinas em construção e 74 que ainda não foram iniciadas.
Todas devem entrar em operação até 2022!!
Logo, você vai conhecer agora, os 5 maiores projeto de energia solar do país.
Vamos lá!
1º – Usina solar São Gonçalo/PI
A usina fotovoltaica de São Gonçalo (no Piauí), deu início as operações em janeiro de 2020, e é a número 1 no ranking!
Dessa forma, a consideram atualmente como o maior campo de energia solar de toda a América do Sul. A capacidade de geração é de 475 megawatts (MW).
Como resultado, o investimento total da seção foi de 1,4 bilhão de reais.
Nesse ínterim, uma expansão, de 133 MW, está em construção desde agosto de 2018 ao custo de 422 milhões de reais. Com ela concluída, toda a usina irá totalizar 608 MW.
Quando finalizado, o campo será capaz de produzir mais de 1.500 GWh (Gigawatts-hora) anual de energia.
Acima de tudo, a produção irá evitar a emissão em torno de 860.000 toneladas de CO² na atmosfera a cada ano. Além disso, irá somar um grande volume para a produção de energia renovável no Brasil.
Vale citar uma curiosidade: Sabemos que ao instalar um arranjo fotovoltaico, é necessário prestar muita atenção na orientação e inclinação dos módulos.
Contudo, essa usina é a primeira da Enel no Brasil a usar módulos fotovoltaicos bifaciais. Eles captam radiação solar de ambos os lados dos módulos (mais conhecido como painéis fotovoltaicos).
Nesse sentido, a expectativa é que os módulos inovadores aumentem a geração de energia em até 18%.
2º – Usina solar Pirapora/MG
O local de instalação dessa usina, é em um terreno que equivale ao tamanho de 1.500 campos de futebol. Assim, mais de um milhão de módulos solares se perdem no horizonte.
A segunda colocação fica com a usina de Pirapora, em Minas Gerais. Ela tem capacidade de 400 MW. Isso, fornece energia elétrica para 420.000 casas, durante um ano.
Colocados a 1,20 metro do solo, os módulos fotovoltaicos estão inclinados e giram acompanhando os movimentos do sol. Tudo isso, sob a ação de um dispositivo também alimentado pela energia solar.
Por fim, o investimento total está estimado em mais de 2 bilhões de reais.
3º – Usina solar Pirapora/MG (Em construção)
Você não leu errado! Pirapora vai ganhar mais uma usina solar fotovoltaica.
O dimensionamento do sistema foi feito para produzir no máximo 100 da energia média consumida por 1,4 milhão de habitantes, de uma cidade.
A construção teve início no segundo semestre de 2020. A previsão é que operações comecem em janeiro de 2022.
Mais de R$ 881 milhões foram investidos em energia limpa para esta usina!
Como resultado, o sistema solar tem capacidade instalada de 330 megawatts (MW). Ou seja, deve ser feita uma área apta para instalar mais de 800 mil módulos.
4º – Complexo Solar Velho Chico – Juazeiro/BA (Em construção)
De acordo com o último infográfico da ABSOLAR, a Bahia só fica atrás de Minas gerais quanto se trata de potência instalada em geração centralizada.
No entanto, a cidade de Juazeiro, na Bahia, irá ganhar um complexo solar que vai acelerar a colocação do estado no ranking.
O projeto com início marcado para fevereiro de 2021 comtempla 2 usinas. A Velho Chico I, de 30 MWp, e a Velho Chico II, de 25 MWp. Ambas construídas na mesma área de 92,44 hectares.
Sob investimento total de R$ 165 milhões, as duas usinas contarão com 106,9 mil módulos fotovoltaicos bifaciais de 520 e 540 W. Com os equipamentos de alto desempenho, a intenção é obter fator de capacidade acima da média, por volta de 33%, e assim gerar mais energia.
A previsão de término está previsto em um ano.
O planejamento, após a entrada em operação da primeira fase do investimento é estar com os projetos definidos já para a expansão. Dessa forma serão mais quatro plantas de 60 MWp cada (Velho Chico III, IV, V e VI), totalizando 240 MWp.
A usina irá operar com mais de 295 MWp, ao término do projeto completo, em três anos.
5º – Usina solar Nova Olinda /PI
A terceira colocação também ficou com o estado do Piauí!
A usina Nova Olinda entrou em funcionamento há 3 anos, e foi construída em apenas 14 meses no município de Ribeira. A 377 quilômetros da capital, Teresina.
A capacidade instalada chega a 292 MW. A usina pode produzir mais de 600 GWh por ano. Isso daria para iluminar 300 mil casas.
São 930 mil módulos solares em uma área de 690 hectares. A área correspondente a cerca de 700 campos de futebol.
Em conclusão, o investimento foi em média 1 bilhão de reais. Gerou também em torno de 1.700 empregos.
Conclusão
Em conclusão, fica claro que apenas com esses 5 grandes projeto de energia solar, é possível impulsionar ainda mais o setor fotovoltaico no Brasil.
E não é só com usinas de grande porte que o país ganha destaque. De acordo com a ABSOLAR, já são mais de 305 mil sistemas instalados.
Ou seja, cada vez mais comércios, indústrias, produtores rurais, etc, estão conhecendo os benefícios dos sistemas de micro e minigeração limpa e renovável, a partir do Sol.
Por fim uma pergunta…você ainda está em dúvida se pode ganhar dinheiro no setor? Conheça nossa plataforma EAD e se inscreva em nossos cursos!
Thuany Santos
Jornalista
(16) 3011 – 0547
2 pensou em “Principais Projetos de Energia Solar no Brasil”
Comentários estão fechados.
Olá, Pedro!
Entre em contato com nosso diretor de projetos Roberto Molina
Acesse o link do WhatsApp: https://api.whatsapp.com/message/ZKEFMDKORMBTM1?autoload=1&app_absent=0
E fale diretamente com ele.
Qualquer dúvida estamos a disposição!
Preciso orçar um projeto para energia solar cm um consumo de 3kW
indicar contato