Tensão e corrente elétrica: você sabe a diferença entre elas?
Tensão e corrente elétrica, são termos que podem assustar os “marinheiros de primeira viagem” que embarcam no universo da eletricidade, porém cruciais para qualquer eletricista.
Em primeiro lugar é preciso ter atenção, pois esses conceitos costumam ser definidos erroneamente, como sendo a mesma coisa.
A princípio, se você pensa em ingressar na carreira de eletricista, saiba que há empresas mais exigentes que só trabalham com profissionais certificados, então além de entender do assunto é importante investir nos estudos.
Assim como as empresas, também há consumidores individuais que preferem dar mais credibilidade aos profissionais que realmente entendem e dominam todos os conceitos, de sua área de atuação.
Nesse sentido, mesmo para você, eletricista com mais de 30 anos de experiência na área, é importante rever conceitos e manter-se sempre atualizado para não ficar defasado em relação à concorrência.
Portanto, para não errar, confira nesse artigo a explicação completa sobre os significados desses dois termos tão importantes para o aprendizado dos conceitos de eletricidade.
Vamos lá!
O que é Tensão Elétrica
Segundo o Sistema Internacional (SI), a unidade de tensão elétrica é o volt (V) e a grandeza é representada pela letra V, em maiúsculo, para sinais contínuos e v, em minúsculo, para sinais alternados.
A tensão elétrica, é caracterizada como uma diferença entre o potencial elétrico de dois pontos.
Assim, podemos dizer que tensão elétrica é a força necessária para movimentar os elétrons, criando uma corrente elétrica.
A titulo de curiosidade, de acordo também com o sistema internacional de unidades, a energia potencial é medida em J (Joules) e a carga elétrica em C (Coulombs). A reação entre Joules e Coulombs resulta em Volts, representado pela letra V.
Então, voltando, existem dois tipos de tensão:
- Tensão continua – Quer dizer que ela não muda de polaridade no tempo. Um exemplo é a pilha, que sempre será a mesma no decorrer do tempo.
- Tensão alternada – A polaridade vai ser alternada de acordo com a frequência. Numa tomada, por exemplo, a frequência normal é de 60Hz, então significa que a tensão alterna 60 vezes por segundo.
Enfim, toda fonte de energia elétrica tem uma tensão!
Os aparelhos elétricos que são ligados na tomada ou à rede elétrica da residência, por exemplo, trazem escrito os valores de 110V ou 220V.
Alguns aparelhos possuem um ajuste à tensão da rede elétrica da residência, outros, como a geladeira e máquina de lavar, não tem tal botão que permite o ajuste da tensão. Eles funcionam apenas em uma tensão, ou 110V ou 220V.
Por fim, é importante mencionar que no caso de um desses aparelhos ser ligado numa tensão maior que a especificada pelo fabricante, ele queima quase que imediatamente.
O que é Corrente Elétrica
Segundo o Sistema Internacional de Unidades, a unidade de medida da corrente elétrica é o ampere (A), em homenagem a André-Marie Ampère, já que seus estudos contribuíram para a descrição da corrente elétrica.
A corrente elétrica é considerada uma grandeza física muito importante no mundo da elétrica e eletrônica.
Ela nada mais é do que um fluxo ordenado de elétrons em um meio, que surge a partir da diferença de potencial elétrico.
Do mesmo modo, a intensidade da corrente elétrica pode ser calculada dentro de um circuito, o que depende diretamente do número de elétrons que passam por uma unidade de tempo através da região de um condutor.
Os metais, por exemplo, são bons condutores elétricos e, por isso, são muito utilizados na transmissão de corrente e circuitos elétricos e dispositivos eletrônicos.
Seja como for, sem a corrente elétrica, nenhum aparelho elétrico ou eletrônico iria funcionar!
Tipos de corrente elétrica
Existem dois tipos de corrente elétrica: corrente contínua e corrente alternada.
A diferença entre elas é:
Corrente Contínua (CC)
É sempre positiva ou sempre negativa. Ou seja, se mantém constante ao longo do tempo; não altera o seu valor.
Esse tipo de corrente é comum em dispositivos que utilizam baixas tensões, como eletrônicos em geral: pilhas, baterias, entre outros.
Corrente alternada (CA)
A corrente alternada ocorre quando o valor da tensão elétrica varia ao longo do tempo. Ela é utilizada principalmente em motores elétricos e na transmissão de eletricidade.
A corrente elétrica que chega às nossas residências, disponibilizada nas tomadas, por exemplo é uma corrente elétrica alternada.
Em razão do menor caminho percorrido pelos elétrons, as perdas são menores quando se utiliza a corrente alternada.
Sentido da corrente
Na verdade há dois pensamentos concorrentes em relação ao fluxo de eletricidade: a teoria do sentido convencional da corrente e a teoria do sentido real.
Sendo:
- Sentido convencional: é o sentido da corrente elétrica que corresponde ao sentido do campo elétrico no interior do condutor, que vai do polo positivo para o negativo.
- Sentido Real: ocorre nos condutores sólidos, é o movimento dos elétrons e acontece do polo negativo para o polo positivo.
Ambas descrevem o movimento dos elétrons através de um condutor e simplesmente explicam a direção em que a corrente se move.
Conclusão
Popularmente costumamos nos referir à tensão como voltagem e à corrente como amperagem e normalmente fazemos a pergunta “Qual a voltagem da lâmpada” ou “Qual a amperagem do disjuntor?”.
Agora que você já sabe os conceitos de tensão e corrente, você pode dizer “Qual a tensão de operação da lâmpada?” ou “qual a corrente máxima suportada por esse disjuntor?”
Dessa forma, pode até avançar um pouco mais no conteúdo, estudando sobre diagramas elétricos.
De acordo com a Pesquisa Mensal da Indústria (PIM) realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção da indústria elétrica e eletrônica mesmo em meio a pandemia COVID-19, no mês de maio, cresceu cerca de 15,6%. Ou seja, mais que o dobro do volume produzido pela indústria como um todo.
Conforme a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), este desempenho positivo do setor ocorre após três quedas consecutivas.
Portanto, fique atento às dicas e conteúdos sobre eletricidade e energia fotovoltaica nas nossas redes sociais e aproveite para conhecer a plataforma Oca EAD, estude no seu tempo e sem sair de casa nos cursos de Elétrica Básica, Comandos Elétricos, Projetos de Sistemas Fotovoltaicos e muito mais.
Até a próxima!
Thuany Santos
Jornalista
(16) 3011 – 0547
thuany.nascimento@ocaenergia.com
4 pensou em “Tensão e corrente elétrica: você sabe a diferença entre elas?”
Comentários estão fechados.
Olá Adelmo, tudo bem?
Ficamos muito felizes pelo feedback. Continue acompanhando nosso conteúdo.
Abraços!
Explicações bastante elucidativas para pessoas sem conhecimento profundo do mundo da eletricidade.
Mário, boa tarde!
Desculpe a demora pela resposta. De acordo com o professor Dênis Lourenço:
“A tensão e Corrente dos condutores depende da sua capacidade de condução e ruptura dielétrica conforme NBR 5410😉
Os cabos comuns suportam até 750V de tensão
1mm suporta até 15,5 A método B1 2 condutores carregados”
Ficamos à disposição para outras dúvidas que venha a ter. Abraços!
Porque é que num condutor de um milimetro não pode passar uma corrente elevada e pode passar uma tensão ?