Conta de Energia: Você está disposto a pagar menos nos próximos anos?
A conta de energia chega com mais pontualidade do que as estações do ano não é mesmo?
Desde 2014, o Brasil passa pela chamada crise hídrica, causada pela escassez de chuvas em diversas regiões do país, no qual os níveis de seca e redução de oferta de água atingiram níveis preocupantes e poucas vezes vistos na história.
Sendo assim, logo sentimos em nosso bolso quando as “famosas” bandeiras tarifárias mudam de cor.
Mas o que fazer sem energia elétrica? Nada!! Hoje, já podemos falar que a eletricidade está ligada diretamente ao nosso bem-estar e lazer.
Então…
“Como diminuir a conta de luz?” é o tipo de pergunta que você mais deve ter feito a respeito, nos últimos anos…e nós vamos respondê-la neste blogpost!
Descubra realmente como economizar e não ficar à mercê das bandeiras tarifárias a partir do investimento e uso da energia solar residencial!
A energia solar fotovoltaica é cara?
Ela é mais barata do que comprar um carro, por exemplo, que ao ser tirado da concessionária já é desvalorizado.
Não pare a leitura, porque agora vamos explicar o motivo!
É comum que grandes mudanças causem grandes resistências. A principal delas é referente ao custo inicial para instalar a energia solar fotovoltaica.
Aqueles que resistem a esse tipo de energia renovável parecem se esquecer que, com o tempo, o seu investimento será “ressarcido”, além de valorizar o seu imóvel em até 30%, conforme diz os estudos da Green Build Council Brasil.
Hoje, o tempo de payback ao instalar um sistema fotovoltaico residencial, já caiu, e em até 8 anos você terá, com certeza, o retorno de seu investimento.
Todavia, essa é uma questão que depende de vários fatores, assim como o custo do sistema solar a ser instalado.
A grande variação de preço é relacionada a:
- qualidade/quantidade dos componentes utilizados;
- tamanho da empresa (empresas maiores têm mais poder de compra e compram mais barato);
- complexidade do sistema a ser instalado.
Se fossemos comparar com carros, os sistemas mais baratos poderiam ser o das marcas “mais populares” e os sistemas mais caros, com um carro da marca “BMW”, por exemplo.
Sendo assim, deixamos para você decidir qual faz mais o seu estilo!
Como a energia solar fotovoltaica pode me beneficiar?
As vantagens da energia fotovoltaica não ficam apenas no “adeus à conta de energia”.
A energia solar é capaz de abastecer o que você quiser dentro de sua residência, desde luzes a equipamentos eletrônicos, e não apenas elementos específicos como é o caso da energia solar térmica.
Portanto, lembre – se da diferença!
Além disso, a manutenção do sistema é econômica e prática, a começar pela durabilidade dos módulos, que tem vida útil aproximada de 25 anos.
Ou seja, mesmo que seu investimento retorne no tempo limite de 8 anos, serão mais de 17 anos de energia gratuita!
Ainda não se convenceu? Veja o próximo tópico sobre créditos de energia.
Crédito de energia
Essa possibilidade, é uma norma federal e regulamentada pela resolução normativa n° 482, da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
O processo de compensação de energia, basicamente faz com que você empreste a rede da concessionária, parte da energia que você gerou e não consumiu, o que gera créditos de energia.
Por exemplo:
De dia, a “sobra” da energia gerada pela central é passada para a rede; à noite, a rede devolve a energia para a unidade consumidora e supre necessidades adicionais.
Portanto, a rede funciona como uma bateria, armazenando o excedente até o momento em que a unidade consumidora necessite de energia proveniente da distribuidora.
Essa “contagem” do que é gerado de excedente e de fato consumido, é feita pelo medidor bidirecional, instalado pela própria concessionaria, assim que tudo for efetivamente aprovado, no processo de homologação.
Uma alteração nas resoluções que merece destaque, é o prazo para uso dos créditos energéticos, que foi de 36 para 60 meses. Ou seja, é mais tempo para que você os utilize.
Os créditos de energia não podem ser revertidos em dinheiro, mas podem ser utilizado para abater o consumo da conta de energia nos meses subsequentes, e até mesmo ser utilizado em outras unidades de mesma titularidade (desde que estejam na mesma área de concessão).
Contudo, a economia gerada para você e o investimento que depois de alguns anos se paga, com certeza são sinônimos de dinheiro sobrando!
Caso queira saber sobre o processo de créditos de energia, é só acessar o artigo disponibilizado em nosso blog a respeito de homologação de sistemas fotovoltaicos.
Para ir ainda mais a fundo em seus conhecimentos, faça nosso curso de Homologação de Sistemas Fotovoltaicos EAD.
Como instalar energia fotovoltaica em casa?
Com tantas vantagens aqui listadas, esperamos ter feito você mudar o pensamento e assim, entender melhor sobre como o sistema fotovoltaico, pode trazer muitos benefícios ao orçamento da sua casa.
Dessa forma, você muito em breve poderá ficar livre da sua conta de energia!
Para instalar o sistema fotovoltaico em sua casa, opte sempre por contratar um profissional/empresa qualificada, que domine todo conhecimento necessário, de forma a atender seus objetivos e tirar as demais dúvidas.
O primeiro passo para abastecer a sua residência com energia solar, é fazer uma análise estrutural e caso não haja nenhuma necessidade de reformas, em seguida já poderá solicitar o seu projeto fotovoltaico.
E não se preocupe, pois como nos últimos anos diversos bancos e instituições financeiras passaram a conceder crédito de até 100% para instalação dos módulos solares e de toda infraestrutura necessária para sua operação, fica muito mais fácil conseguir ter o seu.
Conforme a ANEEL projetou, até 2024, o Brasil terá aproximadamente 887 mil sistemas de energia solar (On Grid) instalados por todo território brasileiro.
Por fim, fica o convite para você compreender ainda mais sobre o funcionamento dos sistemas fotovoltaicos, em nosso guia completo.
Você não pode ficar de fora dessa! Estamos à disposição para tirar suas dúvidas.