7 dicas simples para economizar energia no verão
Enquanto o verão ainda não é aquela realidade estática e escaldante nos termômetros, que tal se preparar da maneira mais adequada possível para as estações mais quentes do ano?
E, quando dizemos isso, estamos falando em deixar o lar sempre arejado e, ainda, economizar energia no verão, mantendo a conta de luz baixa e o frescor, em alta.
Dessa maneira, que tal conferir o nosso post de hoje, em que nós destacamos para você 7 dicas simples para economizar energia no verão e diminuir a conta de luz?
1. Cuidados com o chuveiro elétrico
Um dos grandes aliados do banho confortável, mas um dos principais inimigos da conta de energia, o chuveiro elétrico não precisa ser utilizado com a mesma frequência com a qual ele é exigido nos dias mais frios do ano.
Assim, visando poupar energia, é possível desligar o aquecimento e, ainda assim, garantir uma ducha em temperatura ambiente, uma vez que a água passou o dia inteiro conservada no interior de canos e reservatórios e não vão sair tão gelada quanto imaginamos.
Agora, caso você queira um banho mais quente, mesmo assim, que tal desligar o registro, enquanto se ensaboa, ou mesmo criar um limite de tempo para o banho, como 5 ou 6 minutos?
Com isso, você mantém o conforto desejado e diminui a conta de luz, no fim do mês.
2. Dicas para economizar com a iluminação
Para economizar energia no verão, é necessário prestar atenção, também, à quantidade de energia consumida com a iluminação da sua casa.
E, para contornar isso, evitando transformar a conveniência da iluminação em uma dor de cabeça cara, vale seguir algumas regrinhas básicas, como, por exemplo:
- Ligue o interruptor somente quando necessário e evite deixá-los ligados desnecessariamente;
- Opte por cores mais claras, na decoração do lar. Assim, elas ajudam a espalhar a luz por todo o ambiente;
- Privilegie a luz natural, buscando sempre deixar as janelas e cortinas abertas para que a luz solar entre com mais facilidade;
- Limpe frequentemente os lustres para que a potência das lâmpadas seja devidamente aproveitada.
Viu como são dicas facilmente aplicáveis na sua casa ou apartamento?
3. Como economizar energia no verão com o ar-condicionado e o ventilador
Refrescar-se em pleno rigor do verão é tarefa difícil, às vezes, fazendo com que a alternativa seja um ar-condicionado ou algumas opções de ventilador.
Mas, para que o investimento valha mesmo a pena, lembre-se de manter portas e janelas fechadas ao utilizar o ar-condicionado. Isso mantém a temperatura do cômodo baixa e evita que o ar frio escape.
De preferência para os modelos com tecnologia Inverter.
Outra boa dica é deixar uma porta aberta entre dois cômodos e fechar as outras. Assim, o ar frio é distribuído de maneira eficiente.
Já para o ventilador, procure por modelos de mesa ou de parede, se sua preocupação principal for a redução na conta de luz. Isso porque os modelos de teto consomem muito mais energia.
4. Buscando mais economia com a geladeira
Primeiramente, o principal: nunca deixe a geladeira próxima ao fogão, pois enquanto ele estiver em uso, a geladeira irá consumir mais energia para manter os alimentos conservados.
Certifique-se também de que a vedação das portas está em dia, para evitar que o ar frio escape. E, por fim, evite o abre e fecha constante da geladeira.
Ou seja: ao abri-la, tente pegar todos os itens necessários de uma vez.
5. Certifique-se da necessidade em usar o micro-ondas
Embora seja conveniente, procure ter a certeza da necessidade em usar o micro-ondas. Afinal de contas, no verão, os alimentos descongelam mais rapidamente de maneira natural, tornando o seu uso desnecessário para esse fim.
6. Desligue a TV e o computador
Aparelhos eletrônicos em stand-by consomem energia também, sabia? Por isso, procure remover os aparelhos da tomada, quando não estiverem em uso.
Essa simples mudança já pode ser o suficiente para reduzir em até 10% o consumo de energia elétrica no seu lar.
7. Invista em energia solar
Por fim, não poderíamos listar algumas dicas para economizar energia no verão sem encerrar esta discussão com o investimento em energia fotovoltaica.
Afinal de contas, após o investimento inicial, há a possibilidade de não apenas poupar energia, mas de economizar com os créditos a partir da energia solar gerada, mas não utilizada.
Sem falar na baixa manutenção dos painéis solares e, também, da durabilidade deles – muitos com garantia de até 25 anos!
Interessou-se pela energia fotovoltaica para economizar energia no verão – e para o resto de sua vida? Pois então, que tal conferir quanto custaria instalar energia solar na sua casa?
Um pensamento em “7 dicas simples para economizar energia no verão”
Comentários estão fechados.