Capacitação em energia solar: invista no seu futuro
As inovações tecnológicas na área de energia têm apresentado diversas novas oportunidades de atuação para profissionais que estudam e se mantém atualizados. Nesse cenário, a área que mais tem propiciado oportunidades é a de energias limpas e renováveis, como solar e eólica.
A energia solar, em específico, por se tratar de uma alternativa de caráter abrangente, é facilmente agregada a projetos tradicionais conduzidos por engenheiros e técnicos eletricistas.
Isso representa uma oportunidade de capacitação com grande potencial de crescimento, em uma área que está sendo impulsionada até mesmo pelo governo.
Vejamos quais incentivos a geração e energia elétrica solar fotovoltaica têm recebido e quais as oportunidades que isso traz para o profissional que deseja expandir seus conhecimentos.
Aumento da força da energia solar no Brasil
Está nas mãos de ministros, especialmente do Ministro da Fazenda, a diminuição dos impostos presentes nos módulos fotovoltaicos e inversores. Segundo a ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar) outros tantos benefícios já foram conquistados neste ano, justificando a atenção para este setor.
Outra motivação para o engajamento vem do aumento da tarifa de energia elétrica, fornecida pelos consórcios tradicionais. No início deste ano, a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) aplicou em todo o país a chamada bandeira tarifária, que desde sua implantação segue em bandeira vermelha (a mais crítica).
Isso significa que a tarifa sobe um acréscimo de R$4,50 para cada 100kWh consumido. Quando somado aos reajustes de impostos pelas concessionárias e também o custo do kWh de acordo com o a hora do dia, forma-se um ambiente propício para a aceitação de novas tecnologias de geração de energia elétrica. Uma dessas possibilidades são as células fotovoltaicas, que geram energia a partir da luz solar, armazenando o que é produzido durante o dia para consumo noturno ou em momentos de céu nublado.
Contudo, mesmo que essa tecnologia esteja em alta, tenha interessados e sendo o Brasil um dos países com maior incidência de luz solar no mundo, o mercado está em falta de profissionais habilitados para instalar os dispositivos, realizar as vendas e fornecer apoio técnico.
Oportunidades trazidas pela energia solar
As áreas de atuação após a capacitação em sistemas fotovoltaicos vão além da implantação e instalação dos produto. Elas também se estendem ao setor de vendas e treinamento. O profissional especializado que conhece as normas, procedimentos e produtos pode realizar vendas muito mais eficientes.
Outras possibilidades se referem às consultorias, conexões às redes de distribuição, redação de artigos especializados, atuação em pesquisa e desenvolvimento, manutenções, realização de estudos de viabilidade financeira, ou seja, tudo que se relaciona à utilização da energia solar na produção da energia elétrica.
Para quem já tem experiência na área de energia elétrica, a solar representa uma oportunidade de acompanhar as evoluções, que não são apenas uma nova alternativa, mas também representam a moderna tendência de energias limpas e renováveis.
Dessa maneira, empresas já consolidadas no mercado são ótimas oportunidades para a absorção dessa mão de obra e de desenvolvimento profissional. Tais empresas atuam em diversos setores, como agronegócio, telecomunicação, mineração, transporte, óleo e gás, construção civil, saneamento, comunidades isoladas e residências, utilizando energia solar como solução para fornecimento de energia elétrica.
Para concluir, nunca é demais enfatizar a necessidade de estudar e se adequar às novas tendências, ainda mais quando estas contribuem para o meio ambiente e representam um fator de crescimento profissional.
Caso tenha alguma dúvida, entre em contato conosco ou deixe um comentário. Continue acessando nosso blog para saber mais sobre fontes renováveis de energia e tecnologia de energia solar.