Energia renovável: 5 razões para começar a investir agora!
A energia renovável — aquela que vem de recursos naturais — está ganhando força no mercado.
Provavelmente, você já leu alguma notícia falando do crescimento dela e se pegou pensando: será que vale mesmo a pena fazer esse investimento?
Segundo o relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, divulgado ano passado, o investimento em fontes renováveis bateu recorde e atingiu a marca de R$ 286 milhões em 2015.
Ao todo, desde 2004 foram investidos R$ 2,3 trilhões em energias limpas, um volume que dá uma ideia de que este é, sim, um investimento rentável!
Ainda duvida? Então acompanhe nosso post e descubra as 5 razões para começar a investir em energia renovável agora mesmo!
1. Redução no custo de investimento
A produção de energia por meio de fontes renováveis está despertando cada vez mais interesse em todo o mundo, o que também tem feito o custo de investimento nessas tecnologias cair.
A Agência Internacional de Energia (AIE), estima que o custo médio de geração para fazendas eólicas tenha caído 30% entre 2010 e 2015. Já as fazendas solares tiveram queda ainda mais significativa nos custos, 66% nesse mesmo período.
E o que é melhor: a previsão é que os custos caiam ainda mais nos próximos cinco anos, 15% para geração de energia eólica e 25% para energia solar.
2. Ótimo retorno do investimento
Você pode até achar que o investimento inicial é muito alto, mas a demanda por energias renováveis vem só crescendo, garantindo um ótimo retorno para o seu dinheiro.
A energia hídrica, que não é renovável, depende dos níveis dos reservatórios para o abastecimento e em tempos de seca, como a que vivemos nos últimos anos, o peso vai para o bolso do consumidor que tem pagar mais caro na conta de luz.
Isso fez com que muitos migrassem para as energias limpas, principalmente a energia solar que pode e deve ser instalada diretamente no ponto de consumo, garantindo economia no fim do mês e autonomia energética.
3. Prioridade no financiamento do BNDES
Se o seu problema era o capital, pode eliminá-lo da sua lista. Desde o ano passado, quem investe em projetos de energiasolar possui prioridade no financiamento do BNDES.
É possível financiar até 80% do valor total de investimento, o que tornou muito mais fácil juntar o capital necessário para abrir o seu negócio de energia solar.
4. Opção ecologicamente correta e sustentável
As preocupações com o meio ambiente e com processos sustentáveis aumentam cada dia mais. As energias renováveis não agridem a natureza, por isso são chamadas também de energias limpas.
No caso da energia solar, a maioria dos equipamentos utilizados são recicláveis, aumentando ainda mais a contribuição com o meio ambiente.
Isso também é interessante pois os custos com descarte vem aumentando ultimamente, devido às questões ambientais, o nível de reciclagem é um fator relevante quando se decide fazer investimento em um sistema de energia solar.
5. Acompanhamento das tendências do mercado de energia renovável
Desde agosto do ano passado, a Apple, gigante de tecnologia, é detentora de uma usina solar na Califórnia. A empresa já investiu em energia renovável em outras ocasiões e afirma que seu principal objetivo é fazer com que todas as suas operações sejam realizadas usando energia 100% renovável.
E ela não é a única, a Amazon e o Google também estão investindo em fontes renováveis de energia, principalmente a solar. E se todas essas empresas de sucesso estão indo para esse mesmo caminho, é porque os benefícios de investir em energia renovável são mesmo reais!
Agora que você já viu que o custo de energia renovável caiu, tornando este o momento certo para abrir seu negócio, faça nosso curso online de Introdução aos Sistemas Fotovoltaicos e veja como começar!