Seu projeto de Telecom precisa de energia solar. Descubra o porquê
Se você é um profissional de telecomunicações e reconhece tecnologias instaladas em centrais já deve ter passado por locais remotos e identificou que as torres possuíam painéis solares nas mediações de sua base. Essa solução, quando totalmente desconectada da rede elétrica tradicional, já é utilizada largamente e é chamada de sistema fotovoltaico off-grid.
Esses sistemas autônomos utilizados quando a alimentação elétrica tradicional não é viável (ou desejável) apresentam inúmeras vantagens quando confrontadas com os métodos comuns (geração a diesel, por exemplo). No post de hoje, falaremos um pouco sobre essa possibilidade e suas vantagens, que acabam justificando seu investimento.
Luz solar: a simplicidade como maior aliada
Antes de mais nada, convém mencionar as características dessa fonte de energia. A luz solar, quando utilizada em painéis solares (células fotovoltaicas), é uma fonte de energia 100% renovável, o sistema de geração não apresenta ruído, tem eficiência de mais de 20 anos e possui manutenção de baixa frequência. Além disso, nosso país possui alta incidência de insolação diária na maioria dos estados (acima de 6 horas, segundo a ANEEL).
Aplicações da energia solar em telecomunicações
As aplicações de energia solar para telecomunicações, especialmente para geração de energia em locais remotos e/ou isolados, são em redes de telefonia móvel, redes sem fio de pequeno e grande portes, sítios repetidores, telemetria, telefonia rural, WLAN e antenas parabólicas.
Apesar do mais comum ser considerar os geradores alimentados a diesel, esta decisão deve ser revista. O diesel é um combustível que sofre constantes reajustes, além de necessitar de transporte até o local da instalação. Outro ponto problemático é o custo de manutenção, que decorre da existência de inúmeras partes móveis do sistema gerador a diesel.
O investimento inicial é um ponto a ser questionado. Não se pode negar que há diferença entre sistemas fotovoltaicos e a geração a diesel. Contudo, a longo prazo, considerando os custos de operação e manutenção, o retorno sobre investimento (ROI) dos sistemas fotovoltaicos é muito mais rápido.
Dessa forma, podemos resumir as vantagens da utilização da luz solar para geração off grid nos seguintes pontos:
Baixo nível de queima de equipamentos
A queima referida é a do próprio sistema de telecom. Quando as torres estão conectadas à rede de energia elétrica e instaladas em locais altos, o risco de distúrbios causados pelas descargas atmosféricas e flutuação de energia aumenta drasticamente. Geração por luz solar off-grid estabiliza a energia e garante proteção extra.
Sem peças móveis, durabilidade elevada e baixa frequência de manutenção
A manutenção de sistemas fotovoltaicos consiste basicamente na limpeza dos módulos e substituição das baterias. Além disso, o sistema fotovoltaico possui reguladores e controle de geração de carga, que regulam a entrada da energia nas baterias e acabam por aumentar sua vida útil.
Dimensionamento de acordo com a demanda
Cada tipo de aplicação requer alimentação variável. A geração por luz solar atende essa variação com ajustes de projeto de acordo com a necessidade.
Possibilidade de sistemas híbridos
Em certos momentos, faz-se necessário e é viável um sistema híbrido para suprir a demanda em locais com menor incidência solar e que também possua acesso à rede elétrica, ou utilize de alguma outra fonte de gerador de energia.
A geração de energia off-grid por luz solar é a solução ideal para empresas e entidades que necessitem de implementação doméstica ou comercial de telecomunicações sem fio ou ainda expansão da infraestrutura.
Caso você faça parte dos conselhos de decisão em empresas de Telecom, considere essa solução em sua próxima reunião. Continue acessando nosso blog para saber mais sobre soluções em energia solar e geração off-grid.
2 pensou em “Seu projeto de Telecom precisa de energia solar. Descubra o porquê”
Comentários estão fechados.