Veja como um Sistema Fotovoltaico Grid Tie (Smart Grid) gera créditos para o seu condomínio
Mais que uma solução sustentável e que visa a redução no consumo de energia elétrica, a energia solar é, também, um método criativo e eficiente de gerar créditos junto à sua concessionária de energia, tornando-se acima de tudo, uma alternativa bastante rentável.
O sistema fotovoltaico grid tie (smart grid), é atualmente a melhor opção no que diz respeito à energia renovável para o consumidor final.
No post de hoje, além de te dar diversas dicas para economizar energia elétrica, falaremos também a respeito de como o seu condomínio pode se beneficiar com créditos a partir do uso da energia solar fotovoltaica, explicando mais sobre essa tecnologia.
O que é o sistema fotovoltaico grid tie
O sistema fotovoltaico grid tie permite que o seu condomínio gere a própria energia e ainda abasteça o grid (rede elétrica) com energia, fazendo com que qualquer consumidor da rede utilize-a posteriormente.
Já imaginou essas possibilidades inseridas na gestão condominial?
Afinal de contas, esses sistemas conectados podem compartilhar o uso da energia gerada para que outras pessoas também venham a utilizá-la.
Isso sem falar em outras vantagens do sistema fotovoltaico grid tie, como, por exemplo:
- Dispensa o uso de baterias e controladores de carga.
- Permite a segmentação no uso de energia – seja local ou em conjunto com outro ponto da rede.
- Pode gerar energia de abastecimento ou mesmo para injetar a energia na rede elétrica, da mesma maneira que faz uma usina hidroelétrica ou térmica.
Este tipo de sistema proporciona uma redução de custos significativa na conta de energia comum a todo condomínio, podendo inclusive eliminar por completo essa despesa recorrente.
Agora que você já sabe como funciona o sistema fotovoltaico grid tie, que tal vermos como esse tipo de sistema pode gerar créditos para os proprietários?
Gerando créditos com o sistema fotovoltaico grid tie
Digamos que, em seu condomínio, em determinado mês, houve um consumo de energia menor do que a quantidade produzida pelo sistema grid tie.
Nesses casos, o sistema faz com que o medidor de energia elétrica “gire ao contrário”, ou seja: de maneira positiva para o consumidor.
Para melhorar, uma resolução da ANEEL (Agência Nacional de Energia elétrica) tornou a produção de energia, com o sistema fotovoltaico, muito mais agilizada, desburocratizada e benéfica ao consumidor. Vamos conferir quais são?
As vantagens da resolução 687 da ANEEL
Desde março de 2016, o uso de energia solar com o sistema fotovoltaico grid tie ganhou uma série de vantagens, tornando o momento o mais propício possível para esse tipo de utilização.
Trata-se da resolução 687 da ANEEL, que passou a oferecer facilidades e incentivos ao consumidor, entre as principais:
Sistema de Compensação
Os já mencionados créditos que se acumulam para o mês seguinte, caso o consumo de energia tenha sido inferior à quantidade gerada com os painéis solares.
Menos burocracia
O prazo estipulado para o registro de painéis solares caiu de 90 dias para apenas 34 dias, sem falar que, agora, tudo é feito em apenas uma etapa, eliminando o trâmite longo e cansativo.
O período para a utilização dos créditos também sofreu um excelente reajuste de 36 para 60 meses.
Geração compartilhada
Anteriormente, os créditos gerados só poderiam ser utilizados em locais com o mesmo CPF ou CNPJ. Mas, com a resolução da ANEEL, outras áreas também podem desfrutar dos créditos, bastando a comprovação de vínculo entre as unidades.
Mais uma vez, visualize tais vantagens para um condomínio, além da possibilidade de repartir a energia gerada entre os condôminos em percentuais pré-definidos.
A economia na conta de energia elétrica é, portanto, uma vantagem real!
Explore outras vantagens do sistema fotovoltaico grid tie
E então, deu para perceber a quantidade de benefícios que essa atual resolução da ANEEL trouxe para os consumidores do sistema fotovoltaico grid tie?
E sabe do melhor? A instalação desse tipo de sistema de energia solar é muito mais econômico do que você imagina!
Caso ainda tenha dúvidas a respeito de quanto custaria esse tipo de investimento, convidamos você a fazer uma estimativa de custo gratuita neste link: saiba quanto custaria instalar energia solar na sua casa.
Em caso de dúvida ou sugestão, deixe seu comentário logo abaixo. É importante enriquecer esta discussão e desenvolver um debate mais amplo sobre a viabilidade da energia fotovoltaica em residências e condomínios.