Como fazer a homologação de Sistemas Fotovoltaicos: passo a passo
Neste blogpost você irá encontrar um infográfico descrevendo os 8 passos essenciais, para fazer a homologação de sistemas fotovoltaicos dar certo!
Ao mesmo tempo, em outro artigo, já abordamos os seguintes tópicos:
- “o que é” a homologação junto as concessionárias;
- para que ela serve;
- qual o profissional que está apto a fazer todo processo;
- e também sobre sua importância para o funcionamento de correto de um sistema on grid.
Logo, é válido mencionar novamente que de acordo com as novas regras da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a potência limite para micro e minigeração mudou, sendo:
- Microgeração – Sistema gerador de energia elétrica por meio de fontes renováveis, com potência instalada inferior ou igual a 75 kW.
- Minigeração – Sistema gerador de energia elétrica, com potência instalada superior a 75 kW e menor ou igual a 3 MW (para fonte hídrica) e menor ou igual a 5 MW para as demais fontes renováveis (Solar, eólica, biomassa e cogeração qualificada).
Por fim, ressaltamos que todas as informações descritas, estão baseadas na seção 3.7 (acesso de micro e minigeração distribuída), do Procedimentos de Distribuição de Energia Elétrica no Sistema Elétrico Nacional – PRODIST, disponibilizado pela ANEEL.
Sem mais delongas, vamos ao passo a passo de como fazer a homologação de sistemas fotovoltaicos!
Por que você deve fazer um curso de homologação de sistemas fotovoltaicos?
No infográfico abordamos de forma rápida, 8 passos para que você aprenda de fato, a como fazer a homologação de sistemas fotovoltaicos.
De acordo com a Engenheira Elétrica Saunaray Pereira Barra, por norma, todo processo de homologação fica aberto 120 dias. No entanto, não havendo nenhuma necessidade de adequações, a estimativa que as concessionárias estão gastando para regularizar todo o sistema, é de 34 dias.
Muitos profissionais da área, se especializam em fazer o processo de homologação, porque é um serviço que está cada vez mais sendo solicitado pelos clientes/empresas.
Sob o mesmo ponto de vista, até mesmo para quem não quer trabalhar com isso, é de extrema importância entender como esse processo funciona. Pois, é muito comum, por exemplo, perder uma venda por não saber explicar e tirar dúvidas do cliente a respeito do assunto.
Existem muitas formas de você atuar no setor solar e ganhar dinheiro, basta escolher qual é a melhor opção para você.
Aprender a como fazer a homologação de sistemas fotovoltaicos, é uma delas!
Para conhecer esse processo mais a fundo, faça o nosso curso ONLINE, com profissionais capacitados, e entre para o mercado que mais cresce no Brasil e no mundo.
Te esperamos lá!
Thuany Santos
Jornalista
(16) 3011 – 0547
2 pensou em “Como fazer a homologação de Sistemas Fotovoltaicos: passo a passo”
Comentários estão fechados.
Olá, Valdir!
Temos um curso de Homologação de Sistemas Fotovoltaicos no formato online EAD.
O curso abrange aspectos essenciais da documentação necessária para homologar o Sistema Fotovoltaico (Microgeração), junto à Distribuidora de Energia. Além disso, traz um exemplo prático com o passo a passo do preenchimento de todos os documentos exigidos no processo de homologação, assim como, formulários de solicitação, ARTs, memorial descritivo, diagramas unifilares, entre outros.
Vou deixar aqui o link do curso: https://aulas.ocaenergiaead.com.br/curso/homologacao-de-sistemas-fotovoltaicos/
Se quiser saber mais, fale com a gente pelo whatsapp, é só clicar no link, escolher uma consultora e clicar no nome que já abre o whatsapp pra você tirar todas as suas dúvidas https://whatsapp.ocaenergia.com
Fiz o curso de energia solar e pretendo saber, passo a passo como homologar
junto a concessionária…